(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Celebrações vão marcar chegada de res­tos mor­tais de Ir­mã Be­nig­na a santuário

A As­so­cia­ção dos Ami­gos de Ir­mã Be­nig­na (Amai­ben) e a Con­gre­ga­ção das Ir­mãs Au­xi­lia­res de Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de rea­li­zam ce­le­bra­ções to­dos os me­ses em me­mó­ria da Ser­va de Deus


postado em 28/10/2016 06:00 / atualizado em 28/10/2016 08:41

Fiéis devem lotar santuário durante as celebrações(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Fiéis devem lotar santuário durante as celebrações (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Os res­tos mor­tais da mi­nei­ra Ma­ria da Con­cei­ção San­tos, a ir­mã Be­nig­na Vic­ti­ma de Je­sus (1907–1981)  se­rão aco­lhi­dos no San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de, em Cae­té, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Be­lo Ho­ri­zon­te. Uma pro­gra­ma es­pe­cial se­rá mon­ta­da nes­te fim se­ma­na em ho­me­na­gem à Ser­va de Deus, co­mo é co­nhe­ci­da. Nes­te ano, são re­cor­da­dos os 35 anos de fa­le­ci­men­to de Ir­mã Be­nig­na. Por cau­sa dis­so, a As­so­cia­ção dos Ami­gos de Ir­mã Be­nig­na (Amai­ben) e a Con­gre­ga­ção das Ir­mãs Au­xi­lia­res de Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de rea­li­zam ce­le­bra­ções to­dos os me­ses em me­mó­ria da Ser­va de Deus.

Nes­ta se­ma­na não se­rá di­fe­ren­te. Nesta sexta-feira, o ar­ce­bis­po de Be­lo Ho­ri­zon­te Dom Wal­mor Oli­vei­ra de Aze­ve­do vai pre­si­dir ce­le­bra­ção em me­mó­ria da Ser­va de Deus. A mis­sa es­tá mar­ca­da pa­ra as 15h no San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de. Ama­nhã, os res­tos mor­tais se­rão le­va­dos pa­ra o Re­can­to Mon­se­nhor Do­min­gos, que per­ten­ce à Con­gre­ga­ção, lo­ca­li­za­do aos pés do San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de.

Por vol­ta das 10h, se­rá rea­li­za­da a bên­ção da pe­dra fun­da­men­tal do Me­mo­rial Ir­mã Be­nig­na e, em se­gui­da, se­rá ce­le­bra­da Mis­sa em me­mó­ria de­la, e pro­cis­são até a Crip­ta da Ca­pe­la São Luiz, on­de fi­ca­rá a re­lí­quia.

Re­co­nhe­ci­da pe­la Igre­ja co­mo Ser­va de Deus, Ir­mã Be­nig­na nas­ceu em Dia­man­ti­na, no Va­le do Je­qui­ti­nho­nha, em 1981. Aos 28 anos en­trou pa­ra a Con­gre­ga­ção das Ir­mãs Au­xi­lia­res de Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de (Ciansp), co­mu­ni­da­de re­li­gio­sa on­de tra­ba­lhou e se san­ti­fi­cou. Ela atuou em cre­ches, asi­los, hos­pi­tais e es­co­las. A mi­nei­ra mo­rou, ain­da, em La­vras, Itaú­na, Cae­té, Lam­ba­ri e BH.

OU­TRA CE­LE­BRA­ÇÃO

Os res­tos mor­tais de Mon­se­nhor Do­min­gos Evan­ge­lis­ta Pi­nhei­ro, fun­da­dor da Con­gre­ga­ção das Ir­mãs Au­xi­lia­res de Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de, tam­bém se­rão aco­lhi­dos no san­tuá­rio. Em 1867, ele fun­dou o Asi­lo São Luiz pa­ra crian­ças po­bres e fi­lhas de es­cra­vos li­ber­ta­das pe­la Lei do Ven­tre Li­vre.

A Ir­man­da­de de Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de, tam­bém fun­da­da por ele, au­xi­lia­va no cui­da­do das crian­ças e ze­la­va pe­la sin­ge­la Igre­ja do sé­cu­lo 18, a Er­mi­da da Pa­droei­ra de Mi­nas Ge­rais, no al­to do san­tuá­rio. Al­guns anos de­pois, 12 jo­vens que cres­ce­ram no Asi­lo São Luiz de­ci­di­ram doar suas vi­das pa­ra aju­dar as crian­ças. As­sim, em 28 de agos­to de 1892, foi cria­da, aos pés do San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de, a Con­gre­ga­ção das Ir­mãs Au­xi­lia­res de Nos­sa Se­nho­ra da Pie­da­de. (GW)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)