(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gentileza é tema de festival no Circuito Liberdade em Belo Horizonte

Evento vai até o domingo, com manifestações artísticas e culturais, além de debates, visando inspirar comportamento mais cuidadoso e gentil entre as pessoas


postado em 26/10/2016 21:52 / atualizado em 26/10/2016 22:22

Painel, da artista plástica taiwanesa/americana Candy Chang, desafia público a expressar objetivos (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Painel, da artista plástica taiwanesa/americana Candy Chang, desafia público a expressar objetivos (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Até o domingo, o Circuito Liberdade será palco do Festival da Gentileza, aberto no fim da tarde desta quarta-feira, ao bom estilo do jazz do bloco belo-horizontino Magnólia. O evento tem como objetivo inspirar um comportamento mais cuidadoso e gentil entre as pessoas, por meio da arte e cultura, visando contribuir para uma melhor vida urbana.

O ponto alto da abertura do festival foi a inauguração do painel “Before I Die”, na Praça da Liberdade, pela artista plástica taiwanesa/americana Candy Chang. A obra, consiste num grande mural com acesso ao público, que apresenta um desafio: a frase “before I die, I want to...” , também na versão em português – “antes de morrer, eu quero...” – estampada para que as pessoas possam completar, usando giz.

“Com mais formas de partilhar nossas esperanças, medos e histórias, as pessoas à nossa volta podem não só nos ajudar a construir melhores espaços, como a viver vidas melhores“, sugere artista, que realizou uma primeira edição do projeto em Nova Iorque, nos Estados Unidos. 

A proposta atraiu um público variado e foram várias as sugestões para completar a frase, de cunho pessoal, coletivo e com temáticas políticas e sociais. Durante o festival, o painel fica na Praça da Liberdade disponível para as manifestações das pessoas.

Mesas de debates estimulam discussões cidadãs

No portal, uma experiência sensorial e colorida (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
No portal, uma experiência sensorial e colorida (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Na programação desta quarta-feira, também foram realizadas mesas de debate. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na sala multiuso, o tema do debate foi “Cidades sustentáveis, soluções criativas”, com mediação do professor Alexandre Alvarenga (UNA/OGA Projetos Ambientais/Grupo ECO7 Cursos e Treinamentos Ambientais) e participação de Lucas Sigefredo (Inhotim), Daniel Nascimento (Seiva Coleta), Michel Abras (Companhia Gourmet), Luciana Azevedo (Integral Consultoria e Projetos Ambientais), Cristiane Silveira de Lacerda (Ecoconstruct), Rafael Castilho (Focus Aprendizado Organizacional) e Liliane Lana Liberato (Bridge).

Na Casa Fiat de Cultura, o tema foi “Novas escritas: a cidade que se desenha”, com João Perdigão e Fernanda Regaldo, do coletivo Piseagrama, tendo na mediação José Eduardo Gonçalves.

Nos cinco dias do evento, estão previstos shows, palestras, projeção de poemas, dança, oficinas, feiras, piqueniques, entre outras atividades. Uma espécie de portal feito de fitas coloridas com frases gentis está instalado na praça para que as pessoas entrem – literalmente – no clima que o proejto propõe.

Entre as atrações musicais, na noite do sábado tem a fusão entre Jazz e Rhythm & Blues de Mark Lambert e Quinteto Radio Swing (USA). Isso, depois das apresentações do Trio Bola Preta, com repertório de chorinhos e MPB, do grupo Fancy Trio, com uma violinista sérvia, uma flautista russa e uma chilena violoncelista que falam a mesma língua: a música erudita.

A dança será embalada pelo grupo BeHoppers, que leva a cena hooper e o swing jazz do Lindy Hop ao público. E a dançarina Maíra Rodrigues convida para o projeto “Dançando na rua”, com aulas coletivas de salsa cubana. O prédio do Espaço UFMG será a grande tela de projeções de poemas urbanos e imagens de gentileza. 

O Festival da Gentileza é uma parceria verbogentileza – projeto da Do Brasil Projetos e Eventos, Hardy Design e Dois Arquitetura e Design – e Sustentarte – projeto da Bandeira Branca Produtora e Cultura Criativa. Tem o apoio da Fundação Assis Chateaubriand e do Consulado Americano em Minas Gerais, e conta com patrocínio da Cielo, Copasa e Drogaria Araújo.

Variedade na programação do evento para os próximos dias

- Nesta quinta-feira, na Praça da Liberdade, para visitar e interagir, tem o portal da gentileza e o painel Before I Die. No CCBB, das 19 às 22h, no teatro 1, mesa de debate com o tema “Gentileza e Sustentabilidade como inspiração para projetos colaborativos, ocupação do espaço público urbano e fortalecimento da economia criativa e colaborativa. Novos caminhos, novos olhares, experiências e tendências no Brasil e no mundo. Na Casa Fiat de Cultura, das 19 às 21h, Literatura e memória urbana, com mediação de Maurício Meirelles.

- Na sexta-feira, a programação é o portal da gentileza e o painel Before I Die, na Praaça da Liberdade.

- No sábado, a partir das 9h, começam as atividades na praça, com video-poemas, Kundalini Yoga com Bella Líbero Ramjeet, portal da gentileza, painel Before I Die, espaço Review Slow Living com Bruna Miranda, espaço leitura, feira de produtos sustentáveis e gastronomia, ações de sustentabilidade e reciclagem, espaço Infantil (Oficinas com a Manto Infância) e feira de adoção de cães e gatos com a Sociedade Mineira Protetora dos Animais; às 11h, tem apresentação do Fancy Trio, seguida pelo Trio Bola Preta; às 15h, oficinas de horta em garrafas PET, com fábrica de hortas, e de materiais recicláveis com Léo Piló, e apresentação de Luiz Gabriel Lopes; às 16h, Maíra Rodrigues apresenta "Dançando na rua, La Salsa Cubana"; e às 19h, encerrando os shows, Mark Lambert e Quinteto Radio Swing, com Be Hoppers.

- No domingo, será o último dia do portal da gentileza e o painel Before I Die, na Praça da Liberdade, das 10h às 22h.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)