(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mortes em ataque a banco ligam alerta para aumento de explosões de caixas eletrônicos

Em 2016 já ocorreram 153 casos, de janeiro a agosto. Número é 34% maior do que as 114 ocorrências do mesmo período de 2015


postado em 16/10/2016 08:55 / atualizado em 16/10/2016 08:54

Polícia Civil interceptou bandidos na porta da agência do Banco Santander na Avenida Brasília, em Santa Luzia, na madrugada de sábado. Dois criminosos foram mortos(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Polícia Civil interceptou bandidos na porta da agência do Banco Santander na Avenida Brasília, em Santa Luzia, na madrugada de sábado. Dois criminosos foram mortos (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Policiais civis do Departamento de Operações Especiais (Deoesp) interceptaram uma tentativa de roubo a uma agência do Banco Santander da Avenida Brasília, no Bairro São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada de ontem.

No momento da intervenção, houve troca de tiros entre os policiais e o grupo. Dos cinco suspeitos, três foram baleados e encaminhados para atendimento médico, sendo que dois morreram e um continua internado. Os outros dois foram presos. Nenhum policial ficou ferido. Segundo a polícia, a quadrilha era do Mato Grosso e planejava roubar o dinheiro dos caixas eletrônicos.

De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, o Deoesp recebeu informação sobre o assalto e uma equipe se dirigiu ao local. “A quadrilha foi surpreendida pelos policiais, por volta das 3h, quando estava no interior da agência”, informou a Polícia Civil. Foram apreendidos com os ladrões dois veículos, três armas de fogo  e materiais utilizados para a prática do crime.

Ataques a caixas eletrônicos têm sido frequentes principalmente em cidades do interior de Minas. Somente de janeiro a agosto deste ano, último dado disponível, foram 153 ocorrências, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O número é 34% maior do que os 114 do mesmo período do ano passado e continua crescendo.

O número de ataques a terminais eletrônicos neste ano já se aproxima do total registrado em 2014, quando houve 173 registros em 12 meses. E os criminosos estão mudando de tática: de acordo com a Polícia Civil, devido à intensa fiscalização sobre a venda e uso de explosivos industrializados, que é atribuição do Exército, os assaltantes passaram a usar também artefatos artesanais, feitos com tubos de metal e pólvora. Dependendo da composição da bomba, o efeito pode ser semelhante ao da dinamite.

De acordo com a Polícia Civil, houve uma queda considerável nas explosões em Belo Horizonte e região metropolitana, devido às ações preventivas e investigações. No ano passado, a Polícia Civil em Poços de Caldas prendeu uma quadrilha de São Paulo responsável por vários assaltos no Sul de Minas, onde também foi registrada redução nas ocorrências, segundo a polícia.

Levantamento da polícia revela que quadrilhas que agem no Norte de Minas também vêm de fora: saem da Bahia para atacar em território mineiro, o que dificulta as investigações. Para tentar coibir as ações de organizações criminosas de fora de Minas, a Polícia Militar informa que vem reforçando o patrulhamento em cidades que fazem divisa com outros estados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)