(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fundação Zoo-Botânica aguarda levantamento do índice de carrapato na Pampulha

Com o resultado do exame acarológico feito pela Zoonose da PBH, áreas poderão ser interditadas ou receber aplicação de carrapaticida.


postado em 25/09/2016 20:02 / atualizado em 25/09/2016 20:40

Parque Ecológico registra poucos frequentadores neste domingo(foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press)
Parque Ecológico registra poucos frequentadores neste domingo (foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press)
A equipe da Zoonose da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deve encaminhar à Fundação Zoo-Botânica, esta semana, o resultado do levantamento acarológico feito nos últimos dias no Parque Ecológico e na orla da Lagoa da Pampulha.

Com os índices de carrapato-estrela por região, providências deverão ser tomadas, como interdição de outras áreas e aplicação de carrapaticida.

Dois pacientes com suspeita de febre maculosa permanecem internados no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, aguardando resultado dos exames que podem confirmar a doença infecciosa com lesões cutâneas transmitida pela picada de um carrapato-estrela.

Entre a noite de quinta-feira e manhã de sexta, três pessoas com sintomas da doença deram entrada no hospital, que é da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), mas uma delas foi diagnosticada leptospirose, infecção causada por uma bactéria presente na urina de ratos.

Um dos pacientes com suspeita de febre maculosa foi identificado como Márcio, de 21 anos. Na segunda-feira, ele procurou a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) da Regional Oeste, na Avenida Barão Homem de Melo, apresentando manchas, dores no corpo e vômito, entre outros sintomas da febre maculosa.

Márcio foi atendido e voltou para casa para ser acompanhado pelo Emad, serviço de atendimento domiciliar da UPA, e foi mantido com antibióticos. Em muitos casos, os sintomas podem ser confundidos com os da dengue.

Na quinta-feira, um médico esteve na casa de Márcio. Como o estado de saúde dele havia piorado, o paciente foi levado de volta para a unidade de atendimento e transferido no mesmo dia para o Eduardo de Menezes, onde permanece isolado com o outro paciente, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

O quadro de saúde dos dois é estável e os exames para confirmação da doença devem ficar prontos de 15 a 20 dias, segundo a assessoria.

As duas notificações de casos suspeitos de febre maculosa foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, que não divulgou os nomes dos pacientes.

O homem de 21 anos, que a reportagem conseguiu identificar como sendo Márcio, teve contato com cavalo, outro hospedeiro do carrapato, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O outro paciente, de 48 anos, procurou o primeiro atendimento na UPA Pampulha. Ele negou ter frequentado o Parque Ecológico ou a orla da Lagoa da Pampulha, que oferecem mais risco com a presença das capivaras, também hospedeiras do carrapato-estrela, transmissor da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da doença.

Foi no Parque Ecológico da Pampulha que o garoto Thales Martins Cruz, de 10, possivelmente foi infectado por carrapato-estrela depois de participar de uma atividade do grupo de escoteiros do qual fazia parte. Thales morreu no dia 4. Exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmaram a causa da morte como sendo febre maculosa.

Além dos pacientes que permanecem internados no Eduardo de Menezes, outros dois com suspeita de febre maculosa deram entrada no mesmo hospital no último fim de semana, mas já receberam alta e aguardam resultado de exames.

Na capital, são quatro casos suspeitos em investigação, dois confirmados e uma morte, a de Thales.

Em Minas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), já são 12 casos de febre maculosa confirmados e uma morte, em nove cidades: Tombos (1), Divinópolis (4), Chiador (1), Belo Horizonte (2), Antônio Dias (1), Senador Modestino Gonçalves (1) e Mathias Barbosa (1). Outros quatro pacientes morreram com suspeita da doença, dos quais dois em Divinópolis, um em Belo Horizonte e um em Antônio Dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)