(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRANIZO E 'FRIO DE PRIMAVERA'

Previsão é de pancadas de chuva e possibilidade de granizo na Grande BH

Expectativa é de mínima de 19 graus em BH


postado em 25/09/2016 06:00 / atualizado em 25/09/2016 11:01

Pancadas de chuva surpreenderam belo-horizontinos na tarde de ontem, depois de uma manhã de céu claro e temperatura elevada(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Pancadas de chuva surpreenderam belo-horizontinos na tarde de ontem, depois de uma manhã de céu claro e temperatura elevada (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)


O primeiro domingo da primavera – a estação das flores começou às 11h21 de quinta-feira – terá pancadas de chuva, com possibilidade de granizo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Zona da Mata e no Sul de Minas Gerais. A temperatura cairá hoje na capital. A mínima deverá ficar em torno de 19 graus. A máxima, 28 graus.

“O domingo terá pancadas de chuva em quase todo o estado. Poderá ser mais forte, principalmente, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata e no Sul do estado, com volume entre 20 milímetros e 40 milímetros. Não podemos descartar granizo”, alertou o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo.

A mudança da temperatura se deve à frente fria que estacionou sobre o Sudeste brasileiro ontem. A massa de ar favoreceu a formação de áreas de instabilidades no estado. Por causa disso, São Pedro não teve outra alternativa e abriu a torneira, embora por alguns minutos, sobre a região metropolitana e outras cidades do estado, como Montes Claros, onde o sertanejo não via o solo ser molhado pela chuva desde abril.

Tanto lá quanto em BH, o céu até que amanheceu ontem com o típico azul-claro de temperatura quente, mas, à tarde, nuvens se formaram sobre algumas regiões. Em BH, a rápida pancada de chuva ocorreu por volta das 15h30 e aliviou um pouco o calor.

Também houve chuva em Barbacena, na Região Central. Em Curvelo, na mesma área, a chuva foi acompanhada de rajadas de ventos de 66 quilômetros por hora.

Hoje, a possibilidade é de uma chuva mais intensa em quase toda a região metropolitana. Na capital, segundo o Climatempo, também deverão ocorrer chuvas amanhã, com a temperatura podendo ficar entre 18 e 26 graus. Ruibran destaca que pancadas acompanhadas de granizo, tradicionalmente, ocorrem em Minas Gerais nos meses de setembro e outubro. Ainda segundo ele, a estação chuvosa está começando no estado.

BOMBEIROS

As pancadas podem reduzir os focos de incêndios no estado. Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para combater labaredas em todas as regiões do estado.

Ontem, por exemplo, a corporação foi acionada para debelar o fogo em áreas de preservação ambiental. Homens e viaturas se deslocaram para a Mata da Copasa, no Bairro Buritis, na Região Oeste da capital, e numa área de preservação na Rua Cícero de Vasconcelos, em Betim.

Neste ano, a primavera terminará às 7h44 de 21 de dezembro, já no período do horário de verão. A estação deverá ser marcada por frentes frias e rajadas de vento. Também é grande a possibilidade do aumento da umidade relativa do ar e também da temperatura. Dessa forma, as pancadas devem ocorrer com maior frequência nos fins de tarde e à noite.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)