(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Igreja do Rosário será reaberta nesta quinta-feira em Santa Luzia

Templo construído no século 18 pela irmandade dos negros foi restaurado com dinheiro da campanha das latinhas


postado em 15/09/2016 16:04 / atualizado em 15/09/2016 22:16

Ver galeria . 5 Fotos A igreja será reaberta depois de cinco meses de restauraçãoMARCO AURÉLIO FONSECA/DIVULGAÇÃO
A igreja será reaberta depois de cinco meses de restauração (foto: MARCO AURÉLIO FONSECA/DIVULGAÇÃO )

Depois de cinco meses em obras para restauração, será reaberta na noite desta quinta-feira a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, do século 18, no Centro Histórico de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Às 19h30 será celebrada missa festiva pelo titular da Paróquia de Santa Luzia, padre Danil Marcelo, com a participação do tradicional Coro Angélico.

Na intervenção, executada com recursos da campanha da latinha – fiéis doaram embalagens de refrigerantes, cerveja e outras bebidas para venda à indústria –, foram contempladas as pinturas da fachada e interna, além de consertos na parte elétrica.

Um dos pontos altos, que custou R$ 30 mil, foi o restauro das antigas pinturas parietais (feitas diretamente na paredes sobre o reboco), localizadas na sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O trabalho ficou a cargo da especialista Carla Castro Silva. “Estava muito estragada, com muito buracos. Isso só valoriza o patrimônio da Paróquia de Santa Luzia”, explicou o pároco.

CASTIÇAIS

Padre Danil disse ainda que, durante a obra, foram encontrados quatro castiçais folheados a prata e um crucifixo. Depois de restaurado, também com ajuda da comunidade, o conjunto será mostrado hoje aos moradores e visitantes. Outra novidade será um lustre, objeto de doação, que foi recuperado a partir de outra campanha.

Conforme pesquisa do historiador Marco Aurélio Fonseca, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida pela irmandade dos negros nos primórdios do arraial. Em meados do século 18, o templo recebeu melhorias com apoio dos homens brancos filiados à confraria dos negros. Em 1756, o vigário de Roça Grande benzeu solenemente a nova capela. No início do século 20 houve nova reformada, tendo sido gravado no frontão a data de 1909, provavelmente marco de conclusão das obras. O interior é simples, destacando-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário e três retábulos em estilo neoclássico.

 

(RG)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)