(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspeito da morte de mineiras em Portugal trabalhava em obra em BH

Segundo delegado da PF, acusado, que nega o crime, ficou a maior parte do tempo na capital nos últimos seis meses e atuava na construção civil


postado em 06/09/2016 06:00 / atualizado em 06/09/2016 07:34

Dinai Gomes foi levado à Superintendência da Polícia Federal, em BH, onde foi ouvido pelo delegado Roberto Câmara. Suspeito negou o crime(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Dinai Gomes foi levado à Superintendência da Polícia Federal, em BH, onde foi ouvido pelo delegado Roberto Câmara. Suspeito negou o crime (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Depois de colher o depoimento duas vezes do homem apontado como o principal suspeito de matar três mineiras em Portugal, no início do ano, a Polícia Federal de Minas Gerais cumpriu ontem mandado de prisão contra Dinai Alves Gomes, de 34 anos.

Investigado desde fevereiro, quando as jovens desapareceram no país europeu, ele foi detido enquanto trabalhava em uma obra da construção civil na capital.

O homem, natural de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, também morava em Portugal na época do sumiço das brasileiras, mas voltou ao Brasil dias depois de a polícia portuguesa ser comunicada dos desaparecimentos. Monitorado desde então pela Polícia Federal, ele ficou em Belo Horizonte, de onde saiu poucas vezes, segundo a própria PF.


Ontem, durante a prisão, Dinai não ofereceu resistência. Ele foi ouvido pelo delegado responsável pelo caso, Roberto Câmara. A prisão foi necessária, segundo o policial, para facilitar o trabalho de investigação, diante da maior peça-chave do caso: no dia 26 de agosto, a Polícia Judiciária portuguesa localizou os corpos de Michele Santana Ferreira, Lidiana Neves Santana e Thayane Milla Mendes Dias no local de trabalho do suspeito, em Portugal.

Segundo fonte da PF, no depoimento de ontem, Dinai negou que tenha cometido o crime e disse não saber como os corpos foram parar no local onde ele trabalhava. A  PF agora aposta na análise  de dados de aparelhos de celulares apreendidos para comprovar a autoria do crime.

“Ele estava tranquilo no momento da prisão, mas não confessou (na hora em que foi preso) que tenha cometido os crimes. É direito dele falar ou não. Nas duas outras vezes em que prestou depoimento, antes da localização dos corpos, negou que tenha matado as mulheres”, afirmou o delegado.

Michele, Lidiana e Thayane foram encontradas mortas em 28 de agosto(foto: Reprodução/Internet)
Michele, Lidiana e Thayane foram encontradas mortas em 28 de agosto (foto: Reprodução/Internet)

Câmara diz que, antes da localização dos corpos, não tinha elementos para pedir a prisão do suspeito. A PF considera que o desaparecimento das três mineiras ocorreu em maio, mas as famílias afirmam que ficaram sem notícias em 2 de fevereiro, quatro dias depois de Thayane ter chegado a Portugal.

Na ação de ontem, além do mandado de prisão temporária, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do preso e um mandado de condução coercitiva, todos expedidos pela Justiça Federal de Belo Horizonte. Dinai será encaminhado para a Penitenciária Nelson Hungria, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Se confirmada a autoria do triplo homicídio qualificado e da ocultação de cadáver, ele poderá ser condenado a até 99 anos de prisão. A prisão tem prazo inicial de 30 dias.

A notícia da prisão repercutiu entre familiares de Thayane, que tinha 21 anos e nasceu em Ataléia (Vale do Mucuri), de Michele, de 28, e de Lidiana, de 16, irmãs e naturais de Campanário.
Dinai foi preso pela PF e negou participação no crime(foto: Reprodução/Internet)
Dinai foi preso pela PF e negou participação no crime (foto: Reprodução/Internet)


“Pelo menos temos o sentimento de que a justiça começa a ser feita. Ele era o maior suspeito e estava aí, solto, vivendo tranquilamente em BH, como se nada tivesse acontecido”, queixou-se o pai de Thayane, o caminhoneiro Galvany Palmela Galvão, de 52. Na semana passada, ele veio a BH para trazer provas que pudessem contribuir para a identificação dos corpos.

“Só queremos que ele diga por que fez isso. A polícia está fazendo autópsia dos corpos e vai apontar o que pode ter acontecido, mas só vamos saber quando ele abrir a boca”, disse Vinícius Santana Ferreira, irmão de Michele e Lidiana.

A mãe das duas, a auxiliar de serviços gerais Solange Santana Leite, de 50, pediu justiça. “Não sinto nada por este rapaz, nem ódio e nem pena. A única coisa que faço é pedir a Deus a justiça”, disse.

GRAVIDEZ Para os familiares das jovens, a gravidez de Michele, que esperava um filho de Dinai, pode ter levado o homem a cometer os crimes. Ele, que é casado, mantinha um relacionamento extraconjungal com Michele.

O Itamaraty informou no fim de agosto que o governo brasileiro não tem como arcar com o traslado dos corpos das jovens, podendo apenas ajudar a agilizar os trâmites burocráticos. Ontem, afirmou que somente a família pode dar informações sobre a transferência dos corpos.

Linha do tempo

28 de JANEIRO -
A mineira Thayane Milla Mendes Dias chega em Portugal, na Europa. Natural de Ataleia, no Vale do Mucuri, ela foi para Portugal para morar com as amigas Michele, de 28, e Lidiana, de 16, que são irmãs e naturais de Campanário.

2 de FEVEREIRO -
Os familiares das três brasileiras não têm mais notícias das três e acionam a polícia portuguesa, que começa a investigar o paradeiro das jovens.

23 de FEVEREIRO -
Apontado como suspeito pelas famílias, o também mineiro Dinai Alves Gomes, de 34 anos, residente em Portugal, viaja de volta para o Brasil. Em Belo Horizonte, ele chegou a ser ouvido pela Polícia Federal duas vezes e negou que tenha matado as amigas.

28 de AGOSTO -
A Polícia Judiciária Portuguesa comunica à Polícia Federal a localização dos três corpos em um tanque no hotel para cães e
gatos onde Dinai trabalhava,
no país europeu

5 de SETEMBRO  -
A Polícia Federal prende Dinai em uma obra onde ele trabalhava na capital mineira e também cumpre mandado de busca e apreensão na residência dele. Segundo a PF, suspeito se manteve em BH durante a maior parte do tempo desde a época dos desaparecimentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)