(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cinco policiais civis presos por fraude em exames para tirar CNH

Esquema teria participação de examinadores e pelo menos quatro autoescolas de Manhuaçu e beneficiou de forma ilegal candidatos com históricos de reprovações na obtenção da carteira de motorista


postado em 29/08/2016 19:31 / atualizado em 29/08/2016 22:09

Cinco policiais civis foram presos sob suspeita de envolvimento em esquema de facilitação em exames para obter Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A operação Ovelha Negra foi realizada nesta segunda-feira pela Polícia Civil nas cidades de Manhuaçu, Ponte Nova, Abre Campo, Raul Soares, Sericita, Rio Casca, Santa Margarida, Matipó, Pedra Bonita e Luisburgo, na Zona da Mata, e em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O esquema de fraudes visava beneficiar candidatos com históricos sistemáticos de reprovações em exames de circulação e baliza. O pagamento de propina para facilitar o exame era acertado com donos e instrutores de autoescolas.

Na operação, realizada por policiais de Ponte Nova, na Zona da Mata, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Entre os cinco policiais civis presos, quatro eram integrantes da banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e um trabalhava em delegacia em Ibirité.

De acordo com os levantamentos policiais, há pelos menos quatro autoescolas envolvidas no esquema, além de integrantes da banca examinadora em Manhuaçu. Os investigados podem ser indiciados pelos crimes de corrupção passiva e ativa, prevaricação, falsificação de documento público, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Se confirmado o envolvimento dos policiais civis em processo administrativo da Corregedoria Geral da Polícia Civil, eles podem ser afastados da corporação. Já as autoescolas serão descredenciadas, se o processo administrativo da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Manhuaçu constatar a irregularidade. Todos candidatos que tiraram carteira de habilitação de forma fraudulenta terão os documentos recolhidos e podem responder criminalmente.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)