(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura instala grades para evitar que moradores de rua durmam no Túnel da Lagoinha

Medida é para evitar risco de morte em caso de queda, assim como acidentes de trânsito


postado em 24/08/2016 12:34 / atualizado em 24/08/2016 13:03

Moradores de rua usam vãos próximos ao teto para dormir ou se abrigar durante o dia(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Moradores de rua usam vãos próximos ao teto para dormir ou se abrigar durante o dia (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
O Túnel da Lagoinha, principal ligação entre a Avenida Cristiano Machado e o Centro de Belo Horizonte, começa a receber grades para evitar que moradores de rua durmam na estrutura. De acordo com a Defesa Civil da capital, os trabalhos devem durar 10 dias. A instalação começou na manhã desta quarta-feira.

Em dezembro de 2015, técnicos da prefeitura e outros órgãos estiveram no local realizando um mapeamento e a medição dos locais para a instalação de grades nos vãos que as pessoas costumam usar como abrigo. Segundo o coronel Alexandre Lucas Alves, coordenador da Defesa Civil de BH, algumas grades chegaram a ser instaladas em março deste ano, mas foram furtadas. Dessa forma, houve uma readequação dos materiais e da forma de instalação para evitar novos casos.

“É preciso fechar algumas pistas, por isso estamos fazendo das 10h às 16h, junto com a BHTrans para que o impacto na cidade seja o mínimo possível. Não dá pra fazer de madrugada ou à noite por causa da segurança”, explica o coronel.

Grades passaram por modificação para garantir mais resistências. As primeiras, instalada em março, foram arrancadas(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Grades passaram por modificação para garantir mais resistências. As primeiras, instalada em março, foram arrancadas (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
O risco de queda dos locais é grande. Assim, o objetivo da prefeitura é evitar uma tragédia. Em 10 de agosto, uma mulher de 34 anos que dormia em um dos vãos do túnel caiu durante a madrugada. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ela fraturou um dos braços e o quadril.

Além da Defesa Civil, participam da ação equipes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Regionais Leste e Nordeste, BHTrans, Guarda Municipal, Secretaria de Políticas Sociais, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e Corpo de Bombeiros. 

Conforme o coronel, a equipe de assistência social orientou os moradores no túnel e ofereceu acolhimento nos abrigos da capital, mas boa parte deles recolheu os pertences e foi para outros locais.

Vídeo gravado em dezembro mostra a situação no local. Confira:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)