(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio atinge parque estadual na Região Central de Minas Gerais

A vegetação foi consumida pelo fogo, que se espalhou rapidamente por causa do tempo seco e dos ventos. O combate deve ser iniciado na manhã desta segunda-feira


postado em 07/08/2016 20:31 / atualizado em 07/08/2016 20:39

Ver galeria . 8 Fotos Fogo se espalhou rapidamente por causa do tempo seco e ventos fortesÂngelo Pettinati/Divulgação
Fogo se espalhou rapidamente por causa do tempo seco e ventos fortes (foto: Ângelo Pettinati/Divulgação )

Um incêndio que começou por volta das 14h30 em Itatiaia, distrito de Ouro Branco, a 12 quilômetros da cidade histórica de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, queimou boa parte da vegetação do Parque Estadual Serra do Ouro Branco. O local é tombado como reserva ecológica devido à importância da flora e da fauna para a região. Segundo moradores, bombeiros chegaram a ser acionados, mas informaram que não conseguiriam chegar ao local antes do anoitecer. Para o início da manhã desta segunda-feira, são esperados helicópteros com água para dar início às operações.

A incidência do tempo seco, com baixa umidade relativa do ar, provoca uma série de queimadas em Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, várias ocorrências de incêndios em vegetação foram atendidas neste domingo em cidades da região. Nesta noite, moradores ainda tentam apagar o fogo em uma mata de Mariana. Em Conselheiro Lafaiete, segundo os bombeiros, queimadas em lote vago e matas foram controladas durante o dia.

O aumento de ocorrências de incêndios preocupa as autoridades. Minas Gerais fechou julho com 87 queimadas em florestas, número 26% maior que a média de 69 para o período. Já os focos de calor – pontos identificados por satélite que não são necessariamente incêndios fora de controle – foram contabilizados em 1.003, quantidade 44,5% superior à média do mesmo período.

Abril marca o início do período de estiagem, que normalmente se estende até o fim de outubro. Entre abril e julho de 2015, foram 111 incêndios florestais, enquanto neste ano o número subiu para 154, segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). Do total, 109 ocorrências foram registradas em unidades de conservação e 55 no entorno delas. Historicamente, os meses de setembro e outubro são campeões em número de queimadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)