(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Artistas e fãs lotam o Teatro Francisco Nunes para a despedida de Vander Lee

O corpo do cantor sai do teatro às 9h deste sábado para ser sepultado às 10h30 no Cemitério Bosque da Esperança. O teatro fica aberto ao público até a meia noite desta sexta feira, e das 7h as 9h de amanhã


postado em 05/08/2016 21:25 / atualizado em 05/08/2016 22:30

Parentes e amigos tocam tambores na despedida do artista(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
Parentes e amigos tocam tambores na despedida do artista (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A.Press)
O corpo do cantor e compositor Vander Lee, que morreu na manhã desta sexta-feira por causa de um aneurisma no coração, é velado no saguão do Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, Centro de Belo Horizonte. O espaço ficou pequeno para tantos fãs do músico, que cantam suas músicas em volta do caixão. Foi preciso organizar uma fila para que as pessoas possam se despedir do cantor. Sobre o caixão foi colocada a bandeira do Atlético MG, time para qual ele torcia.

Os filhos do compositor, Laura Catarina, que também é cantora e compositora, Clara e Lucas receberam as condolências dos amigos e fãs do pai. Vários cantores e compositores como Flávio Henrique, presidente da Rádio Inconfidência, Marina Machado e Regina Souza, ex-mulher de Vander Lee, lamentaram a morte precoce do companheiro de palco. O corpo sai do teatro às 9h deste sábado para ser sepultado às 10h30 no Cemitério Bosque da Esperança. O teatro fica aberto ao público até a meia noite desta sexta feira, e das 7h as 9h de amanhã.

ara Flávio Henrique, a morte precoce do amigo pegou todo mundo de surpresa. “Um cara que estava no auge da sua maturidade como compositor, apesar de uma carreira já longa, estava completando 20 anos de carreira, mas compondo cada dia melhor”, lamentou Flávio Henrique. “Dividimos muito o mesmo palco. Meu parceiro. Fiz poucas músicas com ele, mas poucas e boas. Sua morte pegou todo mundo de surpresa. Foi embora sem se despedir. A nossa sorte é que ele deixou um belíssimo trabalho”, completou. Flávio Henrique falou do romantismo das músicas de Vander Lee. “Ele foi muito fundo nessa história de amor, de sentimento. Era a especialidade dele, ser simples e dizer as coisas de maneira natural”, comentou.

Para a cantora Marina Machado, Vander Lee é o compositor desta geração. “Ele recomeça uma coisa muito forte de compositor mineiro. Depois do Clube da Esquina, sempre tivemos vários outros compositores. Sim, nunca deixamos de ter bons compositores depois do Clube da Esquina, mas eu tenho a impressão de que o Vander Lee reascendeu de novo uma chama da música mineira, como há muitos anos, depois do Milton Nascimento, Lô e Beto, ninguém fazia um sucesso nacional como ele”, disse Marina Machado.

A cantora conta que já andou muito pelo Brasil abrindo shows do Vander Lee e o comparou a um padre rezando missa. “Ele cantava a primeira palavra da música e o povo cantava o resto. Eu só vi isso com o Milton Nascimento. O Vander Lee tinha isso, de pegar um violãozinho e com o público fazer aquela coisa maravilhosa. Só um grande compositor consegue isso”, disse Marina Machado, lembrando cantores de renome que gravaram composições de Vander Lee, como Gal Gosta, Emilinha Borba, Maria Bethânia e Rita Ribeiro.

A simpatia de Vander Lee foi lembrada por todos. “Uma pessoa muito simples, que veio de uma classe social mais baixa, que veio alegrar todo mundo”, disse Marina. Para o escritor e produtor cultural Afonso Borges, Vander Lee ensina a diferença entre fama e respeito. “Ele nunca foi um cantor que esteve em todas as televisões, na mídia em geral, mas encantou o Brasil inteiro e o mundo. Onde ele ia, ele levava um monte de coisas. Essa para mim é a grande diferença entre talento e o resto, digamos assim”, disse Afonso. Para ele, Vander Lee tinha um talento raro para compor suas músicas e deixou um legado que raros artistas brasileiros conseguiriam deixar morrendo aos 50 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)