(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Demanda antiga de moradores, passarela no Vale dos Cristais vai ficar pronta em agosto

A estrutura já foi instalada em frente ao Colégio Santo Agostinho, na MG-030, em Nova Lima. Falta apenas a concretagem para ela ser liberada para a passagem dos pedestres


postado em 28/07/2016 14:05 / atualizado em 29/07/2016 14:39

A passarela foi instalada em 20 de julho (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
A passarela foi instalada em 20 de julho (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Uma demanda antiga de moradores e trabalhadores que frequentam o Bairro Vale dos Cristais, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A passarela que vai ligar os dois lados da MG-030, próximo ao Colégio Santo Agostinho, deve ficar pronta em agosto deste ano. A estrutura já foi instalada, mas ainda precisa de ajustes para ser liberada. Ela fica próxima a uma curva onde estudantes e pedestres precisam pular a mureta de proteção no centro da rodovia.

A luta dos moradores para a construção da passarela na região vem desde 2014. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito por uma empresa com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) previa a construção da estrutura na região. Foram dois locais escolhidos para a instalação, em frente ao Ponto Verde e no Trevo dos Cristais. Porém, os projetos foram reprovados pelo setor técnico do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).

A Associação Geral do Vale dos Cristais procurou o MPMG para verificar a viabilidade de fazer o projeto em outro local. “Fomos informados que a empresa havia depositado judicialmente R$ 1,2 milhão. Do total, R$ 900 mil seriam voltados para a passarela. Então, o desafio era arrumar uma empresa que fizesse a estrutura com esse valor. Se precisasse de mais, a associação teria que pagar o dinheiro restante”, explicou o presidente Walmir de Castro Braga.

O local escolhido para a construção foi em frente ao Colégio Santo Agostinho. O projeto foi aprovado pelo DER, com a condicionante de fazer dois pontos de ônibus na região. As obras tiveram início neste mês. No dia 20, o trânsito foi interrompido por uma hora na rodovia para a instalação.

A estrutura passa pelos últimos ajustes para ser liberada(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
A estrutura passa pelos últimos ajustes para ser liberada (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)


Quem passa pelo local hoje, já vê a estrutura praticamente pronta. Falta apenas a concretagem do piso, que deve iniciar no próximo sábado. A passarela vai trazer alívio para os pedestres. “Temos na região, um público estimado, calculado pelo próprio DER, superior a 8 mil pessoas. Temos somente no colégio Santo Agostinho, alunos, professores, trabalhadores, e nos condomínios mais de 1,5 mil unidades habitacionais. Toda a população que frequenta a região tem que vir de ônibus. Eles têm que descer na MG-030 em um local sem acostamento, no meio de uma curva. Agora, poderão fazer a travessia com segurança e até com proteção para a chuva”, comenta Walmir Braga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)