(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TJMG cria programa Pedala Comigo BH, para jovens em conflito com a lei

Projeto vai promover a prática coletiva do ciclismo no parque ecológico da Pampulha, localizado na orla da lagoa, associada à conscientização sobre temas ambientais


postado em 26/07/2016 19:10 / atualizado em 26/07/2016 22:47

O primeiro grupo a usufruir do programa foi composto por 24 crianças e adolescentes (foto: Divulgação TJMG)
O primeiro grupo a usufruir do programa foi composto por 24 crianças e adolescentes (foto: Divulgação TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou nesta terça-feira o programa Pedala Comigo BH, voltado para crianças e adolescentes abrigados em instituições e jovens em conflito com a lei. O programa foi idealizado pela Vara Infracional da Infância e da Juventude de BH e vai promover a prática coletiva do ciclismo no parque ecológico da Pampulha, localizado na orla da lagoa, associada à conscientização sobre temas ambientais.

A juíza titular da Vara de Atos Infracionais da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Valéria da Silva Rodrigues, destacou o caráter preventivo da ação, com foco na educação. “É por meio de programas preventivos que vamos formar novos cidadãos”, disse.

O primeiro grupo a usufruir do programa foi composto por 24 crianças e adolescentes da Casa dos Meninos, da Associação Irmão Sol, da Casa Esperança 11 e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os passeios duraram duas horas e foram acompanhados por monitores.

A expectativa é de que nos próximos 12 meses mais de 1,4 mil crianças e adolescentes abrigados e jovens em conflito com lei sejam atendidos pelo programa.

O Pedala Comigo BH conta com 31 bicicletas novas e monitores da Fundação Zoobotânica. O objetivo do programa é garantir experiências de lazer e convivência comunitária, além de proporcionar a conscientização sobre a necessidade de conservação e preservação da natureza.

BICICLETA PARA TODOS

O Pedala Comigo BH está inserido no projeto Bicicleta para Todos, da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, que está sendo retomado neste mês pela instituição, depois de um período interrompido.

O projeto prevê a disponibilização de bicicletas para uso gratuito dentro do parque ecológico, associada à educação ambiental. O programa foi lançado em 2004 e já atendeu mais de 300 mil pessoas.

Com a instituição do Pedala Comigo BH, o acesso de crianças e adolescentes abrigados em instituições e dos jovens em conflito com a lei será garantido de forma prioritária. (Com informações do TJMG)

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)