(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha contra a fome arrecada 70,7 toneladas de alimentos

Mais de 30 mil voluntários trabalham para combater a má nutrição no Brasil, em ação que beneficiou 84 instituições sociais no país


postado em 26/07/2016 06:00 / atualizado em 26/07/2016 08:10

Parte dos colaboradores da campanha, que dedicaram mais de 33 horas de trabalho à causa (foto: Sodexo/Divulgação )
Parte dos colaboradores da campanha, que dedicaram mais de 33 horas de trabalho à causa (foto: Sodexo/Divulgação )
 Oito instituições sociais de Belo Horizonte e outras 84 de todo o país estão tendo a recompensa de um trabalho que reúne doação pessoal e determinação para acabar com a fome e a má nutrição. Essas entidades estão sendo beneficiadas com doações arrecadadas em uma ação conhecida como Servathon 2016, a maratona mundial de voluntariado do Instituto Stop Hunger, entidade mantida pela empresa Sodexo. Nos meses de abril e maio deste ano, a iniciativa arrecadou 70,7 toneladas de alimentos doados, o equivalente a cerca de 130 mil refeições prontas somente em território brasileiro. O volume é 74% maior que o arrecadado no ano anterior, quando foram 40,5 toneladas de alimentos. A maratona anual ocorre no Brasil desde 2008, mas as doações podem ser feitas diariamente.


Neste ano, a campanha envolveu 31.506 voluntários, que disponibilizaram mais de 33 mil horas de trabalho. São funcionários, parceiros, clientes, estabelecimentos comerciais, fornecedores, colaboradores, familiares e membros da sociedade em geral a contribuir com doações de alimentos e trabalho solidário. O instituto Stop Hunger é mantido pela Sodexo Benefícios e Incentivos, com a Sodexo Serviços On Site, sem fins lucrativos e com a missão de tornar-se uma força de liderança na luta contra a fome e a má nutrição. Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 7 milhões de brasileiros ainda passam fome.

A criação do Stop Hunger no Brasil, em dezembro do ano passado, teve o objetivo de potencializar as ações de responsabilidade social e sustentabilidade já realizadas pela Sodexo nos últimos anos, com estímulo ao voluntariado e parcerias em prol do desenvolvimento de comunidades, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A implantação do instituto por aqui teve como inspiração exemplos de outros países, como França, Estados Unidos e Peru e marca os 20 anos de criação, nos Estados Unidos. “A fundação do Instituto Stop Hunger no Brasil é um importante passo, que possibilitará a expansão de projetos e ações sociais das quais nos orgulhamos muito. Sabemos que podemos fazer mais para tornar as comunidades melhores para se viver e contribuir para o combate à fome, à má nutrição e ao desperdício”, destaca o presidente do Instituto Stop Hunger, Fernando Cosenza.

O presidente da entidade explica que as maratonas são promovidas em todos os países onde a Sodexo está presente. São 80 e neste ano 43 estão participando. Segundo ele, o movimento ganhou uma força enorme dentro do instituto e tem um resultado muito positivo tanto para quem doa, quanto para quem recebe. “Essa é uma ação tão importante quanto o nosso negócio. Nossos funcionários se sentem imensamente recompensados quando participam desse trabalho, que gera muito propósito pessoal na vida deles e também para nossos parceiros, clientes e todos que doam”, afirma. Ele ressalta ainda a satisfação do grupo Sodexo em estar à frente da iniciativa. “O instituto Stop Hunger cria as condições para que nossa empresa e as parceiras se mobilizem em um propósito muito claro e gratificante, que é o combate à fome e à má nutrição. E tudo isso feito de uma forma muito transparente”, diz.

Segundo Fernando, as doações incluem alimentos não perecíveis e dinheiro, que é posteriormente convertido em produtos para preparo de refeições. As doações podem ocorrer em qualquer época do ano e mais informações podem ser obtidas no site www.stop-hunger.org.br ou pelo e-mail contato@stop-hunger.org.br. O telefone de contato é 11-3594-7579.

A EMPRESA
A Sodexo tem uma ampla atuação no mercado brasileiro nos segmentos Benefícios e Incentivos e Serviços On-Site (que presta serviços terceirizados e integrados de alimentação, infraestrutura e suporte), com um time de mais de 36 mil colaboradores. A Sodexo Benefícios e Incentivos desenvolve também projetos em parceria com instituições acadêmicas a fim de motivar e orientar a população para o plantio de hortas comunitárias e residenciais. Já a On-Site é responsável pela operação de mais de 2 mil restaurantes corporativos e trabalha com fornecedores locais, promovendo práticas sustentáveis no preparo das refeições por meio de treinamentos e iniciativas de conscientização, além de desenvolver uma cozinha inteligente, que permite a redução expressiva da utilização de recursos.

Saiba mais: Instituto nasceu nos EUA

 

O movimento Stop Hunger foi criado nos Estados Unidos, em 1996, quando funcionários da Sodexo ofereceram a algumas crianças da região de Boston uma alimentação saudável. No Brasil, desde 2003, diversas iniciativas Stop Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. Como foco na expansão das iniciativas, foi constituído, em dezembro de 2015, o Instituto Stop Hunger no país. Trata-se de um organização independente, sem fins lucrativos, que envolve os stakeholders da Sodexo (colaboradores, clientes, usuários, estabelecimentos credenciados e fornecedores) e membros da sociedade em geral para a realização de ações e campanhas sociais. Esses públicos buscam minimizar o cenário da fome no Brasil e no mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)