(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agenda das férias ainda oferece extensa programação para crianças em BH

Antes da volta às aulas na capital mineira é possível conferir oficinas em praças, eventos em parques e até cinema grátis


postado em 25/07/2016 06:00 / atualizado em 25/07/2016 09:01

Crianças pintaram em aula aberta na última sexta-feira na Praça da Liberdade(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Crianças pintaram em aula aberta na última sexta-feira na Praça da Liberdade (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
As férias estão acabando, mas ainda há uma programação extensa para as crianças se divertirem antes da volta às aulas. Com opções, inclusive gratuitas, por toda a capital mineira, os pimpolhos de todas as idades podem aproveitar a programação cultural na Pampulha, que celebra a conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a exibição de filmes clássicos infantis no Cine Santa Tereza, além de curtir festival de teatro, escolinha de bike e oficina de massinha, de música, de brinquedo e de circo.

Um ponto central para a diversão é a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul. Na sexta-feira, por exemplo, cerca de 50 pessoas participaram da aula aberta “O ato é um ato”,  ministrada pela professora Janaína Rodrigues, artista visual de 28 anos, que trabalhou o reconhecimento do corpo e sua construção por meio da pintura, carimbos e colagem. A programação integrou a 48ª Edição do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, que se encerrou sábado. Porém, o Circuito da Praça da Liberdade continua oferecendo várias oficinas, como a de origami, de moda de rua japonesa, além de dinâmicas como caça tesouro.

A professora Luciana Matias, de 38, levou as duas filhas, de 5 e 2 anos, além da prima Elizângela de Souza, de 38, e a filha de 2 à praça. “A gente procura as programações gratuitas e neste ano tivemos muitas opções. Nos próximos dias vamos continuar procurando por programações legais em parques e praças”, contou. Não faltará opção. A Fundação de Parques Municipais (FPM) oferece atividades gratuitas em 14 dos espaços ligados à administração de Belo Horizonte, como campeonato de patins, escolinha de bike, shows, rua de lazer e exposições de carros.

FILMES
A dona de casa Emília Alves da Silva Pereira, de 56, fica com os netinhos enquanto as duas filhas trabalham e aproveita para injetar cultura nas crianças. “Durante o recesso, gosto de incentivar meus netos a assistirem a filmes clássicos. Na semana passada, vimos Branca de Neve. Eles adoraram”, contou a vovó coruja, que levou os netos ao MIS Cine Santa Tereza, que fica na Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte, onde ocorre exibição gratuita de filmes destinados ao público infantil. “Acho que esses desenhos são mais educativos”, completou Emília. A neta Manuela Pereira, de 7, aprovou o programa e contou ter gostando muito de ir ao cinema. Os filmes serão exibidos até o dia 28. Na programação, títulos como O Rei Leão (1994) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971).

E tem também a turminha que já voltou para a escola antes de agosto, mas que levou a criançada para pintar o sete. Esse é o caso do Colégio Galileo Galilei, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, que tem uma programação divertida, com painel de sucata, oficinas de massinha, brincadeiras de rua, contação de história e oficinas de culinária. Destinada a crianças de 4 meses a 6 anos, a colônia de férias é uma boa opção para os pais que trabalham durante a semana. Para o corretor de imóveis Euler Lúcio de Paula França, de 43, deixar  o filho Edgar Oliveira de Paula França, de 2 anos e 11 meses, no colégio para passar todo o dia é uma opção que agrada a ele e à criança. “Minhas férias não coincidiram com o recesso escolar. O deixei na escola, porque, além de ele já estar adaptado, é o lugar em que ele mais gosta de ficar”, afirmou Euler.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)