(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte tem junho mais chuvoso dos últimos 106 anos

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou um acumulado total de 74,3 milímetros em 30 dias. A média de chuva histórica para junho é de aproximadamente 14 milímetros


postado em 01/07/2016 08:21 / atualizado em 01/07/2016 11:07

No início de junho de 2016, BH teve dias de chuva e frio(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 03/06/2016)
No início de junho de 2016, BH teve dias de chuva e frio (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 03/06/2016)
Junho terminou na quinta-feira com recorde de chuva em Belo Horizonte. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, o mês passado teve cinco vezes mais chuva que o normal e passa a ser o mês com a maior quantidade registrada em 106 anos, desde 1910, quando começaram as medições na estação meteorológica Santo Agostinho, na Região Centro-Sul da capital.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado total de 74,3 milímetros em 30 dias. A média de chuva histórica para junho é de aproximadamente 14 milímetros. "O que aconteceu esse ano foi um caso muito atípico, já que junho é uma época de seca. Isso aconteceu devido a uma combinação entre circulações de vento que chegaram na América do Sul, atingindo Minas Gerais, São Paulo e Rio, e ajudou na formação de nuvens carregadas", explica Josélia.

Conforme a meteorologista, choveu somente na pimeira semana do mês. Depois do dia 8, Belo Horizonte teve temperatura amena e ar seco por causa da presença de ar polar. No entanto, com a grande infiltração de umidade em parte do Sudeste nos últimos dias, a nebulosidade aumentou e choveu rapidamente em alguns pontos da cidade na manhã de quinta-feira.

Ainda segundo Josélia, julho vai começa com temperaturas amenas, com madrugadas pouco frias. Belo Horizonte deve ter clima mais seco no fim de semana.
(foto: Climatempo/Divulgação)
(foto: Climatempo/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)