(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consumo de água na Grande BH cresce e atinge maior percentual desde a crise de abastecimento

Aumento chegou a 6,9% quando comparado maio de 2016 com o mesmo mês do ano passado. Apesar do crescimento, situação segue favorável nos reservatórios que abastecem a Grande BH


postado em 30/06/2016 14:13 / atualizado em 30/06/2016 17:02

Captação inaugurada em dezembro diretamente no Rio Paraopeba garantiu à Copasa a saída para a crise de 2015(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS - 21/12/2015)
Captação inaugurada em dezembro diretamente no Rio Paraopeba garantiu à Copasa a saída para a crise de 2015 (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS - 21/12/2015)
A Copasa registrou em maio de 2016 alta no consumo de água pela população da Região Metropolitana de Belo Horizonte de 6,9% em relação a maio de 2015. Desde que a companhia começou a revelar dados do abastecimento na Grande BH, por conta da crise vivida no ano passado, esse é o terceiro mês em que os números mostram crescimento de consumo, sendo que maio é o maior índice dos três. Antes, março (+4,3%) e abril (+3,4%) também tinham registrado alta no consumo em relação aos mesmos períodos de 2015.

Apesar do aumento, a população segue economizando quando a comparação é feita entre maio de 2016 e maio de 2014. Nesse caso, o consumo do mês em 2016 foi 9,8% menor do que se praticou no mesmo período de 2014. Foi por conta do comportamento crítico dos reservatórios em 2014 que a atual gestão da Copasa, que está no comando desde janeiro de 2015, adotou uma campanha de economia, graças ao risco iminente de racionamento que a Grande BH enfrentou naquela época.

De lá para cá já se passaram 18 meses e a Copasa informou, nesta quarta-feira, que o Sistema Paraopeba, conjunto de três reservatórios que fornecem água para a Grande BH, atingiu o maior volume dos últimos dois anos, chegando a 59% de sua capacidade. A empresa tem registrado um crescimento constante no volume de água armazenada há pelo menos quatro meses, contando com as chuvas de janeiro e fevereiro e também a nova captação diretamente no Rio Paraopeba, inaugurada em dezembro do ano passado em Brumadinho, na Grande BH.

Apesar de historicamente ser marcado pela seca, junho também contribuiu para a situação favorável do abastecimento. As chuvas apenas da primeira quinzena fizeram as três represas superarem muito as médias históricas esperadas para o período. No reservatório Serra Azul, por exemplo, o normal é chover 7,8 milímetros em junho, mas apenas do dia 1º ao dia 11, foram 66 milímetros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)