(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sistema Paraopeba atinge maior volume de água dos últimos dois anos, diz Copasa

Conjunto de reservatórios vai fechar junho com volume de 162 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a quase 59% da capacidade máxima


postado em 29/06/2016 18:59 / atualizado em 30/06/2016 13:09

Represa de Rio Manso, a maior do sistema, está com 76,9% de seu volume(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 27/01/2016)
Represa de Rio Manso, a maior do sistema, está com 76,9% de seu volume (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 27/01/2016)

O Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nunca esteve tão cheio desde junho de 2014. O conjunto de reservatórios vai fechar junho com volume de 162 milhões de metros cúbicos (m3) de água, o que corresponde a quase 59% da capacidade máxima. Segundo a Copasa, é o maior índice registrado nos últimos dois anos.

O aumento de volume do sistema está sendo constante há pelo menos quatro meses. É provocado, principalmente, pelas chuvas de janeiro e fevereiro, que incrementaram os níveis dos reservatórios de Rio Manso, o maior do sistema, Serra Azul e Vargem das Flores. A boa recuperação vem principalmente desde o fim do ano passado, quando a Copasa iniciou a captação de água diretamente no Rio Paraopeba.

Mesmo com o aumento no volume, o Sistema Paraopeba está estável há 17 dias. Em 30 de maio, o nível do conjunto de represas acumulava 57,5% da capacidade. Passados 12 dias, o nível subiu para 58,8%, índice que permanece até esta quarta-feira. Ele chegou a subir 0,1 ponto percentual em duas ocasiões, nos dias 20 e 25, mas voltou a cair.

De acordo com a Copasa, desde a inauguração da captação do Rio Paraopeba, a empresa deixou de retirar 40 milhões de m3 de água da barragem do Rio Manso, o que gera economia de aproximadamente de 36% da água do reservatório. “A captação do Rio Paraopeba, cuja realização foi um esforço do governo de Minas e da Copasa, foi fundamental para afastar o risco de racionamento na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e vem contribuindo diretamente para a recuperação dos reservatórios do Sistema Paraopeba”, disse a presidente da companhia de saneamento, Sinara Meireles.

As represas de Rio Manso e Serra Azul também apresentaram alta e estão em níveis estáveis há dias. Rio Manso estava com 74,4% de sua capacidade em 30 de maio; nesta quarta, atingiu 76,9%. Já Serra Azul iniciou o período com 33,7% e nesta quarta-feira está com 34,1%. Vargem das Flores apresentou ligeira queda, saindo de 46,1% para 45,2%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)