(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de um mesmo bairro querem decidir se moram em Contagem ou Betim

População do São Luiz enfrenta transtorno em relação à responsabilidade dos municípios acerca dos serviços públicos essenciais. Assembleia Legislativa de Minas discute modificação do limite territorial


postado em 29/06/2016 18:53 / atualizado em 29/06/2016 21:35

De um lado, moradores do Bairro São Luiz, em Contagem. Do outro, moradores do Bairro São Luiz, em Betim. Entre os dois a incerteza: em qual dos dois municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte eles realmente moram. O Bairro São Luiz fica entre os municípios de Betim e Contagem e a situação gera transtornos de diversas ordens para as pessoas, que há anos reivindicam uma solução para os problemas, como a responsabilidade pelos serviços públicos.

Para tentar resolver a questão, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas debateu nesta quarta-feira uma proposta de modificação do limite territorial do bairro.

De acordo o deputado Antônio Jorge (PPS), que propôs a audiência, o problema se arrasta há mais de 20 anos e afeta, entre outros aspectos, o sentimento de pertencimento dos moradores. Segundo ele, a maioria manifesta desejo de ter seu endereço em Contagem, uma vez que quando a maior parte dos imóveis foi adquirida, em meados da década de 1990, o bairro pertencia a esse município.

“Essa realidade vem causando inúmeros transtornos aos moradores no que diz respeito à responsabilidade dos municípios acerca dos serviços públicos essenciais, a responsabilidade tributária e o impacto do sentimento de pertencimento”, disse o deputado.

Antônio Jorge defendeu o desarquivamento do Projeto de Resolução (PRE) 1.355/2001, de autoria do deputado Durval Ângelo (PT), que aprova convênio celebrado entre os dois municípios para modificação de limite territorial. À época de sua tramitação, o projeto recebeu parecer pela juridicidade e constitucionalidade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela aprovação da Comissão de Assuntos Municipais.

“Solicitamos o seu desarquivamento para retomar sua regular tramitação e receber os aperfeiçoamentos necessários”, afirma Antônio Jorge, concluindo que o debate “precisa avançar e evoluir para uma solução perene”. Uma nova audiência para discutir a questão será marcada, em Contagem. (Com informações da Assembleia Legislativa de Minas)

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)