(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Não era minha hora", diz piloto mineiro que escapou de atentado na Turquia

Leonardo Salgado, de 30 anos, é de Belo Horizonte e chegou ao aeroporto minutos depois do atentado terrorista que matou 41 pessoas em Istambul


postado em 29/06/2016 13:23 / atualizado em 29/06/2016 13:36

Leonardo mora há um ano na Turquia, onde é piloto de uma companhia aérea(foto: Arquivo pessoal)
Leonardo mora há um ano na Turquia, onde é piloto de uma companhia aérea (foto: Arquivo pessoal)
Um piloto de Belo Horizonte escapou por alguns minutos do atentado que matou 41 pessoas no no aeroporto internacional Ataturk, em Istambul, na Turquia, na terça-feira. Leonardo Salgado, de 30 anos, estava a caminho do trabalho quando soube do atentado e foi salvo por causa de uma conversa com um amigo.

A família de Leonardo mora na capital e ele está na Turquia há um ano, onde está colegas brasileiros. O piloto tinha um voo às 0h05, horário de Istambul. O horário oficial de apresentação dele no local é uma hora antes do voo, mas os funcionários costumam chegar com duas horas de antecedência para realizar um procedimento. Em um dia normal, ele estaria no terminal por volta das 22h05. No entanto, na terça-feira ele decidiu chegar mais tarde para ajudar um amigo ao telefone. Eles conversavam pelo WhatsApp. “Se não fosse ele eu teria ido no horário. Fiquei sentado na sala falando com ele”, conta.

Depois da conversa, ele embarcou em um táxi e seguiu para o aeroporto. No meio do caminho, alguém ligou para o motorista e contou sobre o atentado. “O taxista recebeu um telefonema, não quis continuar e me largou no meio da avenida. Na entrada do aeroporto”, explica. “A única palavra que eu entendi era bomb (bomba, em inglês). Como não acreditei nele, fui andando até o terminal onde eu trabalho e chegando lá vi a cena toda”.

Leonardo descreve a situação que encontrou no aeroporto, pouco depois dos tiros e da explosão. “Um monte de corpos, muita gente morta. Vários caras do Exército, da polícia, muitas armas. Ambulâncias chegando, carros com sirene. Tudo destruído. É muito cheiro de explosivo”, diz. “As luzes, fiação, tudo apagado. Cena de filme”. O piloto conta que encontrou uma colega no local e, diante da situação, resolveu voltar para casa e pediu que ela fizesse o mesmo.

Ainda no aeroporto ele avisou aos pais que estava bem. “Na mesma hora avisei. Meus pais ficaram sabendo antes de tudo mundo. Eles nem entenderam porque só escrevi 'está tudo bem comigo', e não disse mais nada. Eles não entenderam na hora. Demorou uns 10 minutos para sair na TV no Brasil, mas quando saiu eles já sabiam e não ficaram preocupados”, diz Leonardo.

Leonardo disse que nenhum colega brasileiro ficou ferido. “Alguns ficaram presos dentro dos aviões que pousaram, outros em casa, e eu estava chegando na hora que aconteceu”. Hoje o piloto está em casa e tenta retomar a rotina, apesar do grande susto. “Eu li algumas coisas (sobre o atentado) mas não fiquei vidrado lendo. Estou mais tranquilo tentei viver minha rotina como se não tivesse nada acontecido. Claro que com um sentimento diferente. Não tem como não pensar. Ontem foi uma noite em claro e por, sei lá o quê, destino, não era minha hora. Eu cheguei alguns minutos depois do que sempre chego. Senão, fatalmente estaria no meio da confusão”, comenta. Leonardo também agradeceu ao amigo com quem estava ao telefone. “Agradeci. Contei pra ele que se não fosse ele eu teria chegado na hora do atentado”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)