(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estádio abandonado há 14 anos vira risco para moradores de Montes Claros

Câmara Municipal aprovou investimento de mais de R$ 2 milhões na reforma do espaço, que traz esperança a vizinhos incomodados com atual situação


28/06/2016 19:07 - atualizado 28/06/2016 22:10

Campo em área Central de Montes Claros está abandonado (foto: Luiz Ribeiro/DA Press)
Campo em área Central de Montes Claros está abandonado (foto: Luiz Ribeiro/DA Press)

Abandonado há 14 anos, o Estádio João Rebello, situado no Bairro São José, próximo à área central de Montes Claros, no Norte de Minas, foi tomado pelo mato. Nesta terça-feira, a Câmara Municipal aprovou projeto que autoriza a prefeitura investir R$ 2,134 milhões na reforma do estádio, para que seja transformado numa arena com capacidade mínima para 3 mil pessoas e espaço destinado a projeto sociais.

A aprovação do projeto criou expectativa entre moradores vizinhos do Ateneu, time que joga no estádio, de que possam ficarem livres dos problemas gerados pelo abandono. O espaço tornou-se um foco de animais peçonhentos e de proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de servir como ponto de encontro de usuários de drogas e marginais.

“Esse campo virou um incômodo muito grande para a gente. É um foco de ratos e animais peçonhentos, como cobras, que aparecem de vez em quando aqui”, afirma a aposentada Rosa Paixão Durães, que mora em frente ao estádio. “É um grande desperdício um espaço como esse permanecer abandonado, pois está situado bem próximo da área central, numa região valorizada de Montes Claros”, complementa.

Marido de Rosa, o professor aposentado Juvenal Caldeira Durães disse que a aprovação do projeto pelos vereadores cria uma grande expectativa. “Esperamos que a obra se concretize e não fique apenas em promessa eleitoreira”, disse. Ele também defende a reforma do estádio, a fim de facilitar a disputa do futebol profissional por um time da cidade, o que não acontece, atualmente.

Maria Carmem Soares mora ao lado do estádio João Rebello. Ela disse que, por várias vezes, teve que mandar limpar a área do campo mais próxima de sua casa, para diminuir a proliferação de ratos, insetos e escorpiões. Contou que também tem esperança de que, depois de muitas promessas do poder público, a reforma finalmente ocorra. “O problema é o município conseguir o dinheiro. Se a reforma vai acontecer mesmo, a gente não sabe. Mas, os moradores merecem a obra”, comenta.

O aposentado Minervino Sarmento, marido de Maria Carmen, disse que os moradores também têm a expectativa de que a reforma do estádio venha a amenizar a violência. “Hoje, aqui, a gente vive fica assustado, pois o campo virou também um ponto de esconderijo de usuários de drogas e de criminosos”, disse ele.

O presidente da Associação Desportiva Ateneu, Cássio Aquino, disse que, para viabilizar as obras, o clube firmou um convênio com a Prefeitura de Montes Claros, pelo qual o estádio ficará sob o domínio do município por 10 anos, em um contrato de comodato. Ele informou que o projeto de reforma e melhoria do estádio prevê uma arena com capacidade que poderá ampliada para até 10 mil pessoas no futuro. “Serão construídos vestiários, cabines e gramado no padrão Fifa”, assegurou Aquino.

Ainda segundo ele, o projeto prevê a instalação de um área que terá um campo de futebol soçaite sintético, com espaço destinado a escolinha e a projetos sociais. “Mas, outra importância desse projeto é que vai permitir o retorno do time de futebol do Ateneu. Consideramos esse momento histórico para o ressurgimento do esporte na cidade”, comentou Cássio Aquino.

O Ateneu já disputou o Campeonato Mineiro profissional na década de 1980. O pesidente disse ainda que, nesta terça-feira, uma comissão do clube teve uma reunião com o prefeito em exercício José Vicente Medeiros (PMDB), que assegurou que vai alocar recursos para que as obras sejam iniciadas e concluídas ainda neste ano. Os serviços serão licitados pela prefeitura.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)