(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lacerda anuncia avanço da limpeza e planeja velejar na Lagoa da Pampulha em 2017

Trabalho da limpeza dura três meses e, segundo a PBH, já foram verificadas reduções na presença de matéria orgânica e microorganismos


postado em 28/06/2016 11:20 / atualizado em 28/06/2016 17:21

Em três meses, foram obtidos valores previstos para nove meses de aplicação dos produtos, informou a Prefeitura de Belo Horizonte, em evento realizado nesta terça(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
Em três meses, foram obtidos valores previstos para nove meses de aplicação dos produtos, informou a Prefeitura de Belo Horizonte, em evento realizado nesta terça (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press )
 A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nesta terça os resultados  dos três primeiros meses de trabalho de recuperação da qualidade da água da Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Foram verificadas reduções no DBO (indicador de presença de matéria orgânica), coliformes termotolerantes (indicador de presença de microorganismos patogênicos), clorofila-A e fósforo total. O objetivo é livrar a lagoa de florações de algas, maus odores e da mortandade de peixes. O prefeito Marcio Lacerda (PSB) comemorou o resultado e ainda brincou com a situação, dizendo que pretende, a partir de 2017, quando não estará mais à frente da prefeitura, usufruir dos esportes náuticos na represa. “Eu pretendo praticar esportes náuticos já no próximo ano na Lagoa da Pampulha. Quem sabe eu possa pegar o meu “veleirinho” e velejar na Lagoa da Pampulha”, disse.

 Em três meses, foram obtidos valores previstos para nove meses de aplicação dos produtos, informou a Prefeitura de Belo Horizonte. O enquadramento da lagoa na classe 3, conforme normatização do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), permite a recreação de contato secundário com a água, ou seja, prática de atividades em que o contato com água seja esporádico ou acidental.

A expectativa é que as metas de qualidade da água sejam alcançadas no fim de 2016. Depois de alcançado este objetivo, as atividades de manutenção e qualidade da água serão mantidas por mais um ano, segundo a PBH. A primeira etapa da recuperação contou com coleta e análise da água e dos sedimentos.

Dois produtos registrados no Ibama, que já foram testados em outros lugares, foram utilizados nos trabalhos. Um deles tem a função de degradar o excesso de matéria orgânica e reduzir a presença de coliformes fecais. O outro é capaz de promover a redução do fósforo e controlar a floração das algas.

Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação


A classe 3 é o parâmetro apontado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) como suficiente para contato secundário com a água, caso dos esportes náuticos. A aplicação de dois produtos considerados biorremediadores levou, segundo o gerente de Gestão de Águas Urbanas da PBH, Ricardo Aroeira, os níveis de matéria orgânica, coliformes termotolerantes e clorofila-a aos padrões abaixo do limite da classe 3 levando em consideração amostras coletadas em abril e maio. Já a presença de fósforo total e cianobactérias ainda está fora do esperado para ser alcançado em novembro, apesar do fósforo ter diminuído nos três primeiros meses do contrato.

O serviço de  limpeza da Lagoa da Pampulha demandou investimento de R$ 30 milhões e integra o Programa Pampulha Viva, financiado pelo município, Banco do Brasil e BDMG, além da Copasa. Os trabalhos são supervisionados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)