(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de rua montam barracas na Avenida Carandaí, no Funcionários

Enquanto Prefeitura informa ainda ter vagas ociosas em abrigo e albergues, grupo que montou as 'coberturas' no canteiro central da via diz que colocação das estruturas é necessária por causa do frio


postado em 26/06/2016 11:20 / atualizado em 26/06/2016 12:12

Moradores de rua ocupam parte do canteiro central e de ciclovia no Bairro Funcionários(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Moradores de rua ocupam parte do canteiro central e de ciclovia no Bairro Funcionários (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Duas barracas montadas por moradores de rua no cruzamento da Avenida Carandaí com Rua Ceará, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, têm chamado a atenção de quem passa pelo local e criado polêmica com os moradores do entorno. A reclamação de quem vive na região é de que as cerca de seis pessoas que geralmente acampam no lugar acumulam muitos materiais, além de sujeira, um grande número de animais, além de defecarem e urinarem nas calçadas e canteiro central.

“Eles não respeitam ninguém e incomodam muito. Espalham muita sujeira, fezes e urina para todo lado. É uma situação sem controle”, afirma o comerciante Antônio Henrique Del Prete, que reside na Rua Ceará. Segundo ele, o consumo de álcool é intenso entre os moradores de rua e até brigas são registradas. Outra queixa, de acordo com Antônio, é que, além dos cães e pombos que ficam no lugar, até mesmo galinhas eles trazem consigo, quando mandam as barracas. “Na semana passada eram umas oito galinhas. A rua vira uma sujeira só”, disse.

Uma das moradoras de rua, que se identificou como Luciana, explicou a situação: “A gente só monta a barraca nos fins de semana e é por causa do frio. Uma é para mim e meu marido e a outra é para um rapaz que anda com a gente”, disse. Segundo ela, nos dias da semana, o grupo não permanece no lugar.

Na semana passada, a Prefeitura de Belo Horizonte ampliou as ações para acolhimento da população de rua. Entre as medidas do plano emergencial, previsto para durar até meados de julho, está a ampliação do horário de atendimento das equipes dos serviços Abordagem de Rua e Consultório na Rua, que atualmente trabalham junto a essas pessoas de 8h às 21h e passarão a atuar até 23h.

A expansão do horário, especialmente na Região Central de BH, é para que os moradores de rua possam ser ainda melhor informados sobre o aumento dos riscos à saúde devido às baixas temperaturas e os orientados a buscar espaços de proteção, como as unidades de acolhimento onde eles podem dormir, fazer a higiene pessoal e se alimentarem. A lista inclui centros de referência e as unidades de acolhimento, como abrigos, albergue e repúblicas.

O plano emergencial também prevê o reordenamento e até mesmo a ampliação das cerca de 1300 vagas nas unidades de acolhimento, caso a capacidade seja esgotada. Apesar do fluxo oscilante diariamente, a PBH informou que até o inío da semana havia cerca de100 vagas ociosos.

População do entorno reclama de acúmulo de sujeira e objetos em via pública(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
População do entorno reclama de acúmulo de sujeira e objetos em via pública (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)

PERTENCES PESSOAIS Sobre a retirada de pertences pessoais dos moradores de rua em via pública, a prefeitura reforça que continua seguindo a instrução normativa 01/2013, por meio do trabalho da fiscalização. O texto prevê que em nenhuma hipótese, os pertences pessoais essenciais à sobrevivência da população em situação de rua serão objeto de apreensão pelos agentes públicos.

Nessa lista entram itens como peças de vestuário, alimentos, documentos pessoais, bolsas, mochilas, receituários médicos, medicamentos, cobertores, objetos de higiene pessoal, materiais essenciais ao desenvolvimento do serviço/trabalho, utensílios portáteis, dentre outros. Segundo Soraya, somente serão recolhidos objetos acumulados pela população de rua que estejam obstruindo o espaço público, conforme prevê o documento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)