(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Unesco antecipa em cinco dias decisão sobre conjunto arquitetônico da Pampulha

Integrantes do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco vão avaliar a candidatura do conjunto a patrimônio cultural da humanidade em 15 de julho, na Turquia


postado em 20/06/2016 10:51 / atualizado em 20/06/2016 11:10

Decisão sobre o conjunto virá às 9h (horário de Brasília) de 15 de julho(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
Decisão sobre o conjunto virá às 9h (horário de Brasília) de 15 de julho (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)
A decisão sobre a candidatura do conjunto arquitetônico da Pampulha a patrimônio cultural de Minas Gerais vai sair mais cedo do que o esperado. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) antecipou a votação em cinco dias.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, a obra de Oscar Niemeyer será avaliada às 9h (horário de Brasília) de 15 de julho em Istambul, na Turquia. No período de 10 a 20 de julho, os 21 integrantes do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco vão se reunir para analisar uma extensa pauta. O conjunto seria analisado no dia 20. “A expectativa é a melhor possível”, comenta Oliveira. Ele diz que a Unesco já solicitou os nomes das pessoas que vão acompanhar a votação em Istambul.

Leônidas Oliveira também destaca que no mesmo dia da apreciação do conjunto arquitetônico da Pampulha o comitê vai analisar a candidatura a patrimônio cultural de toda a obra de Le Courbusier, considerado pai da arquitetura moderna e grande influenciador da obra de Niemeyer, que teve contato com o trabalho do suíço em 1929, quando ele esteve no Rio de Janeiro. A única obra de Le Courbusier na América Latina está em Buenos Aires, na Argentina.

Para o presidente da FMC, é singular que dois ícones da arquitetura moderna sejam julgados no mesmo dia. “Isso vai nos render muitos estudos, vai render muita divulgação mundial”, comenta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)