(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inverno será com temperaturas abaixo da média em algumas regiões de Minas Gerais

Segundo a Cemig, julho e agosto são os meses que os termômetros vão marcar números baixos, por causa da influência de uma massa de ar


postado em 17/06/2016 13:49 / atualizado em 17/06/2016 16:28

Belo Horizonte tem sensação térmica baixa principalmente no início da manhã(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Belo Horizonte tem sensação térmica baixa principalmente no início da manhã (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

O inverno ainda não chegou, mas o frio já faz moradores de diversas cidades mineiras retirar os casacos dos armários. A estação mais fria do ano, que tem início nesta segunda-feira, será com as temperaturas abaixo da média em algumas regiões de Minas Gerais. Segundo a Cemig, os fenômenos El Niño e La Niña não terão influências positivas ou negativas no período. Julho e agosto são os meses em que os termômetros vão marcar números baixos, por causa da influência de uma massa de ar.

Na última semana, Minas Gerais já apresentou temperaturas negativas por dias seguidos. Na terça-feira, Maria da Fé, na Região Sul do Estado, atingiu -3,7ºC, a mais baixa do ano. No mesmo dia, Monte Verde, Passa Quatro, Caldas e São Lourenço, também tiveram temperaturas negativas. Na capital mineira, os termômetros marcaram 8,9 graus na manhã de terça-feira, também a menor em 2016. A sensação térmica atingiu -5ºC, no Cercadinho, na Região Oeste.

No decorrer da semana, a temperatura teve uma leve elevação, o que não afastou o frio. A mínima ficou entre 10º C e 12º C em BH. Cidades do Sul de Minas os termômetros não marcaram números negativos. Mas, com o deslocamento da massa de ar polar, o inverno, que começa às 19h34 de segunda-feira, promete ser gelado em algumas regiões. “Principalmente em julho e agosto, as temperaturas devem ficar acima da média nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Triângulo e abaixo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e na Zona da Mata. Nas demais regiões, as temperaturas ficam dentro da média para o período”, explica o meteorologista Arthur Chaves, da Cemig. Nevoeiros e geadas podem acontecer no período principalmente nas primeiras horas do dia.

Segundo o meteorologista, por causa da redução de chuvas, a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20 %, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e Norte de Minas. O índice é considerado situação de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pode trazer riscos a saúde. Por causa disso, a população tem que tomar alguns cuidados. Em julho, podemos ter a inversão térmica. O fenômeno se forma quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima. Isso impede que os poluentes se espalhem, o que piora a qualidade do ar.

(foto: Arte/ Soraia Piva)
(foto: Arte/ Soraia Piva)


Chuva

As regiões da Zona da Mata e nos Vales Jequitinhonha e Mucuri devem ter chuvas acima da média no inverno. Já no Triângulo, Norte e Noroeste, as precipitações deverão ficar abaixo da média. Nas demais regiões são esperadas chuvas dentro da média.

Fim de semana

O clima permanece estável em Belo Horizonte e na região metropolitana durante o fim de semana, com temperaturas em ligeira elevação devido a dispersão da massa de ar frio. Na manhã desta sexta, os termômetros marcaram mínima de 10 graus e máxima deve chegar aos 25 graus na capital mineira. Apesar do frio, o céu permanece claro e com sol.

Segundo a PUC Minas TempoClima, o enfraquecimento da massa de ar polar é refletido  no Sul de Minas, que registrou as menores temperaturas. As mínimas no estado são de 4,8 graus em Caldas, 4,5 graus em Monte Verde, 5,9 graus em Maria da Fé e 9 graus em Passa Quatro. 

A tendência no estado para o fim de semana é de temperaturas em elevação à tarde, com clima mais ameno na madrugada e manhã. No entanto, a umidade relativa do ar deve ficar baixa, entre 30% e 35% entre as 14h e 15h. Quem tem doenças respiratórias precisa redobrar os cuidados. Não há previsão de chuva em Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)