(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samarco acerta detalhes do PDV para dispensar 1,2 mil funcionários

Mineradora apresenta proposta final aos sindicatos, que será discutida em assembleia pelas categorias para ser validada. A redução será de 40% do quadro de funcionários


postado em 15/06/2016 19:17 / atualizado em 15/06/2016 21:52

A Samarco acertou os últimos detalhes nesta quarta-feira para colocar em prática o programa de demissões voluntárias (PDV) e dispensar 1,2 mil dos cerca de 3 mil funcionários da mineradora em Minas e Espírito Santo. A proposta final foi apresentada aos sindicatos das categorias e vai para assembleia dos sindicados para ser validada, na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana, segundo a mineradora.

De acordo com a Samarco, a apresentação de um PDV foi sugerida pelos sindicatos para minimizar os impactos das demissões necessárias para adequar a força de trabalho da empresa à sua nova realidade, uma vez que há indefinições sobre a volta das operações depois da tragédia de novembro, com o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Região Central de Minas, que matou 19 pessoas, destruiu comunidades e provocou o maior desastre ambiental da história do país.

A proposta final da Samarco fala de 50% do salário para cada ano de trabalho, limitado a quatro salários; valor fixo equivalente a três salários, limitando a R$ 7,5 mil; não será efetuado desconto na recissão de contrato do adiantamento de participação de lucros e resultados; e concessão de plano de saúde por seis meses após a data de demissão. Caso o empregado tenha dívidas de plano de saúde, será perdoado o valor que exceda 30% do total da rescisão. Os empregados da mineradora poderão aderir ao PDV entre 27 de junho e 29 de julho.

“Os níveis gerenciais, com exceção de chefe de equipe, não poderão aderir ao PDV. Nesse caso, as demissões serão realizadas a critério da empresa. O profissional demitido terá os mesmos benefícios previstos no PDV”, informou a Samarco.

Ainda de acordo com a empresa, sua nova realidade exige a redução de cerca de 40% do seu quadro de funcionários. “A empresa ainda não tem sinalização sobre quando serão concedidas as licenças, e a expectativa é de um retorno com apenas 60% da capacidade operacional por alguns anos”, informou a Samarco, por meio de nota.

“É preciso ressaltar que a retomada das operações é imprescindível para a manutenção de 60% da sua força de trabalho em Minas Gerais e Espírito Santo e para que a empresa continue a gerar empregos, pagar impostos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”, continua a nota. (RB)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)