(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Autoridades de Araguari promovem a soltura de 16 mil alevinos no Rio Paranaíba

Evento aconteceu para incentivar a preservação do meio ambiente e sensibilizar crianças sobre a pesca correta, respeitando a piracema


postado em 08/06/2016 09:16 / atualizado em 08/06/2016 09:38

Evento teve participação de estudantes(foto: Corpo de Bombeiros de Araguari/Divulgação)
Evento teve participação de estudantes (foto: Corpo de Bombeiros de Araguari/Divulgação)
Ação conjunta de autoridades de Araguari, no Triângulo Mineiro, e de Cumari, em Goiás, liberou nesta terça-feira no Rio Paranaíba 16 mil alevinos das espécies de peixes nativas da bacia, como pintado, pacu e piau. O evento aconteceu na ponte sobre o rio no Km 0 da BR-050.

O manancial faz divisa natural entre os estados de Minas Gerais e Goiás. Quarenta alunos de duas escolas municipais, sendo uma de cada cidade, também participaram, com o objetivo de criar a consciência ambiental nas crianças para a preservação do meio ambiente.

Estiveram presentes o prefeito e o vice-prefeito de Cumari, a secretária municipal de Educação de Araguari, um engenheiro ambiental da MGO Rodovias, concessionária que administra a BR-050 e o comandante da Polícia Militar Ambiental de Araguari, além do Corpo de Bombeiros de Araguari, que deu apoio e garantiu a segurança dos presentes.

Segundo o tenente Esio Oliveira Ribeiro,  comandante do Pelotão de Bombeiros de Araguari, a atividade acontece uma vez por ano e o principal objetivo é repovoar o Rio Paranaíba. “Temos alguns ribeirinhos que vivem naquela região e todos os anos eles contam com o apoio das autoridades nesse trabalho de povoação do curso d'água”, afirma o militar.

Ele destaca a presença de estudantes no trabalho para criar consciência ambiental. “Queremos incentivar a pesca consciente, mostrando o tamanho correto do peixe a ser pescado e também orientando sobre o respeito à piracema (período de reprodução das espécies em que a pesca é proibida)”, acrescenta o militar.

No ano que vem, a ideia é agregar também a presença das operadoras de barragens na região, que são muito comuns ao longo do curso do Rio Paranaíba, para aumentar a quantidade de alevinos e verificar as espécies que precisam ser reintroduzidas na natureza. Além da soltura dos alevinos, a programação contou com o plantio simbólico de 120 mudas de árvore em Araguari e outras 15 na beira do rio, como forma de alertar para a necessidade de proteção das matas ciliares.

Ver galeria . 8 Fotos Autoridades de Araguari, no Triângulo Mineiro, fizeram o repovoamento do manancial com espécies de peixes como Pintado, Piau e Pacu. Estudantes também participaram da açãoCorpo de Bombeiros de Araguari/Divulgação
Autoridades de Araguari, no Triângulo Mineiro, fizeram o repovoamento do manancial com espécies de peixes como Pintado, Piau e Pacu. Estudantes também participaram da ação (foto: Corpo de Bombeiros de Araguari/Divulgação )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)