(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jair Leonardo morre e deixa em luto o jurídico mineiro

Aos 92 anos, o professor e desembargador aposentado Jair Leonardo Lopes, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Minas Gerais), atuou por mais de 60 anos no direito penal e na advocacia criminal


postado em 28/05/2016 00:25 / atualizado em 28/05/2016 00:50

Jair Leonardo Lopes foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/MG(foto: OAB-MG/Divulgação)
Jair Leonardo Lopes foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/MG (foto: OAB-MG/Divulgação)
Morreu nesta sexta-feira, na capital mineira, aos 92 anos, o professor e desembargador aposentado Jair Leonardo Lopes, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Minas Gerais). Mineiro de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, foi professor e coordenador da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Com mais de 60 anos de militância no direito penal, Jair Leonardo integrou ainda o Ministério da Justiça, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, o Conselho de Defesa da Pessoa Humana, o Instituto de Ciências Penais, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, a Academia Mineira de Letras Acadêmicas, entre outros.

Jair Leonardo Lopes participou da comissão revisora do anteprojeto do Código Penal de 1984, em vigor até os dias atuais. Atuou em vários processos ao longo de sua carreira, e dizia que não se lembrava do número de trabalhos realizados na área.

Em 6 de abril último, o professor Jair Leonardo realizou sustentação oral no TJMG, em que foi aclamado por membros da magistratura e da advocacia. Nasceu em 31 de maio de 1924, e ingressou nos quadros da OAB mineira em 1950, aos 26 anos. Presidiu a instituição entre 1987/1991.

Pai do ex-presidente da OAB/MG, Marcelo Leonardo (gestões 1998/2000 e 2001/2003) e avó do atual diretor tesoureiro, Sérgio Leonardo, seu corpo será velado neste sábado, das 7h às 13h30, no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, 2158, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)