(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas registra 203 mortes por síndrome respiratória, com 20 associadas à gripe H1N1

Balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) aponta que, com o frio, cresce número de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em cinco dias, foram 21 óbitos


postado em 25/05/2016 18:45 / atualizado em 25/05/2016 21:24

Com o clima frio, a situação é de alerta na saúde pública, já que 203 pessoas morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das quais 38 causadas pelo vírus influenza, sendo que 20 pelo subtipo H1N1. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e, no comparativo com o balanço anterior, no período de cinco dias houve aumento de 11,5% dos óbitos. Até a sexta-feira, eram 182 pacientes mortos  por SRAG.

De acordo com o balanço da SES-MG, são 2.156 notificações de pacientes com síndrome respiratória em 2016, sendo 1.124 com amostra coletada e processada. Desses, foram identificados 141 por influenza e 13 como outros vírus respiratórios. Dos casos associados à influenza, 128 eram vírus A e 10 do B. O subtipo A H1N1 soma 76 registros e 52 eram influenza A não subtipado.

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza e ataca as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Hábitos de higiene, como lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir, ajudam na prevenção.

A contaminação por influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações. Muita gente não sabe, mas a gripe pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções.

O número de 76 pessoas infectadas pelo vírus H1N1 da gripe A, com 20 mortes, este ano, supera em muito o registro de 2015, quando houve seis casos da doença confirmadas e dois óbitos. E é acima de 2014, que teve 33 pacientes infectados e 17 mortos. As cidades com mais óbitos pelos vírus H1N1 foram Campo Belo (3) e Frutal (2). Betim, Contagem, Lavras, Extrema, Pouso Alegre, Andradas, Funilândia, Juiz de Fora e Monte Santo de Minas registraram um óbito cada uma. (RB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)