(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EM vence prêmio nacional de jornalismo por série de com matéria sobre Hilda Furacão

A premiação foi conquistada pela série de reportagens do repórter Ivan Drummond, que localizou a mulher que inspirou a personagem da obra de Roberto Drummond


24/05/2016 22:50 - atualizado 25/05/2016 01:25

Repórter Ivan Drummond foi vencedor na categoria Reportagem Cultural(foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
Repórter Ivan Drummond foi vencedor na categoria Reportagem Cultural (foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

O Estado de Minas foi o vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo, na categoria Reportagem Cultural Nacional. A premiação foi conquistada pela série de reportagens sobre Hilda Furacão, de autoria do repórter Ivan Drummond, publicada entre 27 e 31 de julho de 2014.

Havia um grande mistério em torno de Hilda Furacão, que se tornou personagem de romance do escritor e jornalista Roberto Drummond. O sucesso da obra foi tão grande que o livro virou minissérie na televisão. Mas quem era a personagem? Teria existido realmente? Era real a versão de que se casara com um jogador de futebol famoso, Paulinho Valentim?


A verdade veio à tona quando o repórter, que seguia a pista de Hilda desde 2003, a encontrou em um asilo em Buenos Aires, o Hogar Guillermo Rawson, no Bairro de Jujuy, na capital argentina. A personagem lhe contou a real história de sua vida e como era a Belo Horizonte daquela época, meados dos anos 1950. Relatou ainda como foi o casamento com o jogador e as aventuras em Buenos Aires, onde Paulinho foi ídolo do Boca Juniors e o casal frequentava festas do então presidente Juan Domingo Perón e de sua mulher, Isabelita.

Hilda também relatou algumas passagens da vida do casal no México, onde Paulinho encerrou a carreira e depois acabou se transformando em estivador do porto de Acapulco. Mas reconstituir todos esses episódios por meio do relato da famosa Hilda Furacão não foi tarefa fácil, já que ela sofria do mal de Alzheimer e alterava momentos de lucidez com falhas de memória.

Ver galeria . 5 Fotos Série sobre Hilda Furacão
Série sobre Hilda Furacão (foto: )


Foi o quarto prêmio conquistado pelo repórter na carreira, que começou em 1979. Antes, ganhou duas vezes o Esso, na categoria regional, nos anos de 1985 (com a série Livrai-nos do fogo do inferno) e 1987 (com O caso Alan), como parte da equipe da Editoria de Polícia do Estado de Minas, formada também pelos repórteres Djalma Gomes, Wagner Seixas, Marco Antônio Brandão, Mário Sérgio Brant e Vargas Vilaça. Conquistou ainda o Prêmio de Jornalismo Promotor de Justiça Chico Lins e o Prêmio Délio Rocha de Jornalismo, ambos com a equipe de repórteres do EM, na cobertura da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana.

O Prêmio Petrobras foi recebido pelo repórter na noite desta terça-feira, em solenidade realizada na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. Foram distinguidas outras 33 categorias, na premiação que vai se consolidando como das mais importante do país. A edição deste ano teve número recorde de inscrições: 1.255 reportagens, de todas as regiões do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)