(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ainda não choveu este mês nos reservatórios da Copasa na Grande BH

Apesar de ser um mês com pouca água, as médias históricas apontam que as precipitações costumam dar as caras no quinto mês do ano, o que ainda não aconteceu em 2016


postado em 19/05/2016 11:20 / atualizado em 19/05/2016 11:39

Represa do Rio Manso em janeiro, quando nível ainda se recuperava da seca de 2015. Hoje, reservatório acumula 74,1% de sua capacidade(foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
Represa do Rio Manso em janeiro, quando nível ainda se recuperava da seca de 2015. Hoje, reservatório acumula 74,1% de sua capacidade (foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS)
Já estamos chegando à terceira semana de maio e desde o dia 1º ainda não foi registrado nenhum milímetro de chuva nos três reservatórios que fazem parte do Sistema Paraopeba e abastecem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A situação é a mesma para a captação direta no Rio das Velhas, em Nova Lima, na Grande BH, onde também não choveu neste mês.

Apesar da média histórica para o mês ser baixa, a chuva costuma dar as caras no quinto mês do ano em todas as captações. No Rio das Velhas, por exemplo,a média é de 33,1 milímetros no período, enquanto no reservatório do Rio Manso chega a 36,8 mm. Em Vargem das Flores, o registro médio é de 24 mm e em Serra Azul é de 27,5 mm.

Em 2015, todas as quatro captações anotaram chuvas acima dessas médias para o mesmo período, um dos fatores que contribuiu na época para afastar o risco de racionamento para a Grande BH. No Rio das Velhas choveu quase o dobro do que é esperado para maio (61,2 mm). Já na represa do Rio Manso choveu 42,2 mm, em Vargem das Flores foram marcados 40,5 mm e em Serra Azul as precipitações chegaram a 42,9 mm.

Com a inauguração, em dezembro, de uma captação diretamente no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande BH, a Copasa afastou o risco da falta d'água na região para os próximos 20 anos e vem dividindo a água entre os mananciais que tem disponibilidade para fazer a gestão dos recursos hídricos. A última medição da empresa, desta quinta-feira, mostra que o Sistema Paraopeba está com 57,4% de sua capacidade. Na represa do Rio Manso a água ocupa 74,1% do volume possível, enquanto Serra Azul está com 33,7% e Vargem das Flores com 47,4%.

Segundo a previsão do tempo, o quadro de 2016 pode começar a mudar ainda hoje, já que a quinta-feira amanheceu nublada e o tempo deve permanecer assim durante todo o dia na Grande BH. Segundo o Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, há chance de chuva em qualquer período do dia, principalmente à tarde. A mínima registrada na capital mineira nesta quinta foi de 16 graus e a máxima pode chegar a 26 graus. A umidade relativa do ar é de 55%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)