(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Educação no trânsito pega carona no Move

Como parte da campanha internacional "Maio Amarelo, Atenção pela Vida", os passageiros terão acesso a vídeos educativos transmitidos pelas televisões internas do coletivo, além de spots de áudio nas estações


postado em 02/05/2016 17:41 / atualizado em 02/05/2016 20:59

A educação no trânsito vai pegar carona nos ônibus do Move de Belo Horizonte. Como parte da programação do movimento internacional “Maio Amarelo, Atenção pela Vida”, lançado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, passageiros do sistema rápido por ônibus vão ter acesso a vídeos educativos transmitidos pelas televisões internas dos coletivos sobre os perigos de dirigir sem atenção, enquanto nas estações de transferência, spots de áudio também vão transmitir mensagens de alerta aos usuários.

Essa é uma das ações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para tentar diminuir a violência no trânsito. “O objetivo do movimento é discutir as questões que envolvem acidentes de trânsito, estimulando a participação dos mais diversos segmentos da sociedade na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo”, informou a PBH.

As duas edições do Jornal do Ônibus também vão conscientizar a população sobre a importância de fazer do trânsito um lugar de mais respeito, segurança e gentileza. Mensagens também serão divulgadas pelo município nas redes sociais.

A campanha Maio Amarelo faz dois apelos: “Somos 43 mil mortos no trânsito” e “Somos mais de 500 mil feridos no trânsito”, números apontados pelo DataSUS em 2014. “A proposta é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um é responsável por mudar esse cenário”, alerta a PBH.


A BHTrans lança nesta terça-feira, e vai até sexta, a campanha “Não seja uma carta fora do baralho. Evite acidentes”. Motociclistas serão abordados e receberão material educativo como adesivos para os baús das motos, folhetos e um baralho ilustrado pelo cartunista mineiro Lor. “As cartas do baralho são um importante recurso pedagógico, pois trabalham, de forma lúdica, conceitos de segurança no trânsito”, informou a PBH.


Nesta terça, a campanha será na esquina da Avenida Antônio Carlos com a Rua Rio Novo, no bairro Lagoinha. Quarta e quinta, na Avenida Amazonas com Rua Juscelino Barbosa, no bairro Nova Suíça, e na sexta, na Avenida Amazonas com Avenida do Contorno, no bairro Santo Agostinho.

REDUÇÃO O número de mortos no trânsito em Belo Horizonte caiu para menos da metade nos últimos 15 anos, embora a frota de veículos da capital tenha aumentado 149% nesse período. Os dados são da BHTrans e mostram que as mortes caíram de 392, em 1999, para 177, em 2014, enquanto o número de veículos registrados na capital subiu de 655.227, em 1999, para 1.632.215 no final de 2014.
De acordo com a PBH, a instalação de radares de fiscalização e outras ações, como campanhas educativas, projetos de revitalização de travessias e cruzamentos, instalados pela BHTrans, contribuíram para a redução dos acidentes ao longo dos anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)