(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acidentes com vítima caem 18,5% no primeiro bimestre deste ano em Minas Gerais

Os dados foram comparados com o mesmo período de 2015. Belo Horizonte lidera as ocorrências. Foram 1.778, o que corresponde a 29,6 por dia


postado em 02/05/2016 17:45 / atualizado em 02/05/2016 20:20

Na capital mineira, a redução no número de acidentes com vítimas foi de 8,5%(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Na capital mineira, a redução no número de acidentes com vítimas foi de 8,5% (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

O primeiro bimestre deste ano foi menos violento no trânsito em relação ao mesmo período de 2015 em Minas Gerais. A queda no número de acidentes com vítimas em janeiro e fevereiro foi de 18,5%, enquanto as ocorrências sem feridos tiveram diminuição de 3,9%. Belo Horizonte lidera as ocorrências com vítimas no estado. Foram 1.778 , o que corresponde a 29,6 por dia.

O levantamento foi feito pelo em.com.br com base nas estatísticas divulgadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Nos dois primeiros meses deste ano, Minas Gerais teve 11.662 acidentes com vítimas em rodovias mineiras e no perímetro urbano. Nestes, são incluídos as ocorrências com mortes e feridos graves, segundo a Seds. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 2.664 acidentes. Em 2015, o estado teve 14.326 acidentes com vítimas.

Em relação às ocorrências sem vítimas, a redução representou 3,9%. Em 2016, foram 26.747 acidentes, contra 27.835 no primeiro bimestre do ano passado. Apesar de ter liderado os acidentes com vítimas no estado, Belo Horizonte também apresentou recuo nesse tipo de ocorrência no primeiro bimestre. Os 1.778 registros representaram queda de 8,5% em relação aos 1.945 de igual período do ano anterior.

Fevereiro foi mais violento no trânsito na capital mineira. Foram 903 acidentes com vítimas. Em janeiro, foram 875. As batidas sem vítimas também apresentaram redução em BH no primeiro bimestre. Ao todo, foram 8.724 ocorrências, que caíram 2,2% em relação ao primeiro bimestre de 2015.

Para a delegada Carla Vidal, da Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (Deav), as ações conjuntas entre as corporações de segurança ajudam a diminuir o número de ocorrências. “Combatemos o crime de trânsito de maneira geral, mas temos feitos ações pontuais onde há grande consumo de álcool, pois sabemos ser um dos fatores de risco e de morte no trânsito. Além disso, realizamos investigações para crime de racha, porque a velocidade também é um fator de risco, e ações preventivas de educação no trânsito para lembrar do uso de cinto de segurança, capacetes, cadeiras para crianças, entre outros”, afirmou.

A segunda cidade na lista de acidentes de trânsito com vítimas é Contagem, na Grande BH, que teve 2.198 ocorrências no primeiro bimestre. Seguida de Uberlândia, na Região do Triângulo mineiro, com 1.378, Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 1.154, e Betim, na região metropolitana, com 971.

A delegada Carla Vidal acredita que ainda falta educação e conhecimento das leis de trânsito aos motoristas. “Primeiro é preciso falar que acidentes são as maiores causas de mortes do mundo. Acho que os brasileiros de modo geral têm uma visão individualista em ralação ao trânsito. Além disso, o assunto trânsito é pouco tratado, muitos motoristas tiveram contato com as quando foram fazer exames de legislação. Precisamos fazer ações na educação no trânsito. Para mim, deveria ser incluída no currículo escolar a matéria trânsito”, defendeu. “Não temos que ter preocupação apenas com as mortes, mas também as deformidades causadas nos jovens vítimas de acidente”, completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)