(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saúde faz Dia D de mobilização contra a gripe e inicia a campanha de vacinação

Em minas 500 mil já foram imunizados. A meta é atingir todo o grupo prioritário até 20 de maio


postado em 30/04/2016 09:04 / atualizado em 30/04/2016 10:59

(foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/ EM/ D.A Press)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou oficialmente hoje (30) com a realização, pelo Ministério da Saúde, do Dia D de mobilização. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados. No estado 500 mil pessoas já receberam a dose da vacina, 156 mil foram imunizados em Belo Horizonte.


Na capital, a meta é atingir a cobertura do ano passado que vacionou 92% da população-alvo. Já no país, o Ministério da Saúde pretende imunizar pelo menos 80% de um total de 49,8 milhões de pessoas.Segundo a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alzira de Oliveira, já foram entregues 65% do volume de vacinas. O objetivo é vacinar os grupos prioritários até 20 de maio. 

 

A escolha dos grupos prioritários, segundo o Ministério da Saúde, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. “São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, informou.

O envio das doses pelo governo federal começou no dia 1º de abril e pelo menos 22 estados decidiram antecipar o início da vacinação. Nas quatro primeiras remessas (até o dia 22 de abril), os estados receberam 30,7 milhões de doses – 57% do total a ser enviado para a campanha deste ano. O ministério informou que mais duas remessas contendo o restante do quantitativo devem ser enviadas nas próximas semanas.

A previsão é de que, até o dia 6 de maio, 100% das doses tenham sido entregues em todo o país. Serão distribuídas, ao todo, 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Brasil em Pauta, o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, disse ontem (29) que não há risco de faltar dose para os grupos que fazem parte do público-alvo. Ele lembrou que muitos estados e municípios optaram por antecipar o início da distribuição das doses e, por essa razão, em algumas localidades onde foi registrado alto índice de cobertura vacinal, os postos de saúde não vão funcionar hoje.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)