(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professores da rede municipal de BH encerram greve após 11 dias

Retorno às atividades ocorreu após reunião com a Prefeitura de Belo Horizonte na quinta-feira, quando foram discutidos pontos da movimento


postado em 29/04/2016 15:43 / atualizado em 29/04/2016 22:34

Professores fizeram manifestações em Belo Horizonte durante a paralisação(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Professores fizeram manifestações em Belo Horizonte durante a paralisação (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Os professores da rede municipal de Belo Horizonte voltaram ao trabalho nesta sexta-feira, depois de ficar 11 dias parados. O retorno as atividades ocorreu depois de reunião com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na quinta-feira, na qual foram discutidos alguns pontos do movimento. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH) informou que vai entrar com ação na Justiça contra a administração municipal, por causa da recusa do pagamento do piso nacional da categoria.


“A prefeitura afirmou que não tem condições atender as reivindicações que tocam a parte econômica por causa das condições financeiras. Por isso, vamos entrar com a ação. Também vamos solicitar aos professores do ensino infantil entrar com outra, pedindo a unificação de carreira”, comentou o diretor do Sind-Rede.

Os educadores entraram em greve em 18 de abril. A categoria pede o pagamento do piso nacional da educação, unificação da carreira da educação infantil, sete horas de planejamento para os educadores, e questionam dois projetos de lei que estão tramitando na Câmara Municipal de Belo Horizonte. “No encontro, a PBH informou que vai analisar nosso pedido para retirar o projeto de lei 1.581/2015 que quer criar uma empresa para fazer a gestão administrativas das escolas e das Umeis, e o projeto que quer tirar o índice para quem se aposentar sem paridade. O projeto quer tirar o índice do INSS e criar um novo. O município ficou de nos responder na segunda-feira, por isso voltamos ao trabalho, mas continuamos em alerta”, explicou Wanderson Rocha, diretor do Sind-Rede.

Outro ponto sobre o qual o sindicato pediu avaliação da prefeitura diz respeito ao pagamento do quinquênio. O prêmio é pago a cada cinco anos, automaticamente, aos servidores. Porém, a PBH baixou portaria determinando que o servidor tem que fazer o pedido para o pagamento. A categoria pede alteração na norma.

O em.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte que ficou de dar um posicionamento sobre a situação ainda nesta sexta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)