(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lei Seca ganha reforço de 100 bafômetros em Minas, 14 só para BH

Chegada de aparelhos vai favorecer a expansão da campanha "Sou pela vida, dirijo sem bebida" para outras cidades do interior do estado


postado em 29/04/2016 14:34 / atualizado em 29/04/2016 22:29

Neste ano,18.951 motoristas foram abordados em ações realizadas na capital mineira(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 24/4/2015)
Neste ano,18.951 motoristas foram abordados em ações realizadas na capital mineira (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press - 24/4/2015)

As operações para combater mistura de bebida alcoólica e direção em Minas Gerais podem ser intensificadas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A campanha “Sou pela vida, dirijo sem bebida” ganhou o reforços de 100 novos etilômetros, mais conhecidos como bafômetros. Os aparelhos, usados para medir a quantidade de álcool no sangue, serão distribuídos para 44 municípios mineiros. Belo Horizonte vai receber 14 equipamentos e outros 12 serão destinados à região metropolitana.

Para a aquisição dos bafômetros, foram gastos mais de R$ 200 mil. Não está prevista a chegada de novos equipamentos para este ano. “Vamos ter a compra de mais bocais, mas etilômetros, não, pois, já conseguimos atender todas as regiões de Minas Gerais. As maiores cidades com índices grandes de acidentes de trânsito estão cobertas”, explica Roberta Corrêa Lima Ignácio da Silva, da superintendência de integração da Seds.

Neste ano, as ações integradas entre a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a BHTrans e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram 18.951 motoristas, segundo a Seds. Foram registradas 114 infrações e 51 crimes de trânsito. Além disso, 608 condutores foram flagrados dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Seds ressalta que, além das ações da Lei Seca, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) realiza operações diárias para combater a embriaguez ao volante. A escolha dos locais onde são realizadas as blitzes da campanha ocorre “com base em informações sobre estabelecimentos e grandes evento onde há consumo de bebidas alcoólicas e de vias públicas com índice elevado de acidentes com pessoas embriagadas ao volante”, informou a secretaria. “A chegada dos equipamentos vai fortalecer e fazer com que mais ações específicas aconteçam de forma cada vez mais integrada, não apenas em BH, mas também no interior. Estamos com um acordo com a PRF que também vai participar e realizar ações”, afirma Roberta Correa.

No interior do estado, as ações também serão realizadas de foram integrada, com o apoio da Polícia Civil, da PRF e das guardas municipais. Para a superintendente, a expansão das operações para o interior vai disseminar no estado a cultura de resistência à mistura de álcool com direção. “Além da chegada dos equipamentos, vamos distribuir, ainda este mês, um material explicativo para ter ações educativas de trânsito”, comenta.

A chegada dos bafômetros pode intensificar as blitzes da Lei Seca. Em fevereiro deste ano, o Estado de Minas mostrou que as operações da campanha “Sou pela vida, dirijo sem bebida”, perderam força em Belo Horizonte. Em janeiro deste ano, elas diminuíram 70% em relação ao mesmo mês de 2014, na gestão estadual anterior. Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no primeiro mês de 2016 houve nove operações exclusivas para verificar o cumprimento da Lei Seca, com 1.147 veículos abordados. Em janeiro de 2014 foram pelo menos 31 operações, com ações em todos os dias, e 5.718 motoristas parados, conforme dados disponíveis no twitter da campanha e confirmados pela gestão da Polícia Militar na época.

O atual comando da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) sustentou que a estratégia mudou, e que vem conseguindo combater a embriaguez ao volante com operações rotineiras da PM, sem priorizar ações específicas da Lei Seca, consideradas “midiáticas” pela pasta. Em ações gerais do BPTran, que também inibem a combinação álcool e direção, a Seds diz que 5.141 veículos foram abordados em janeiro deste ano.

Para Roberta Correa, a mudança de estratégia surtiu efeito. “Alteramos a metodologia, pois queríamos uma ação mais efetiva. Estamos fazendo, em 2016, mais de 10 blitzes diárias em Belo Horizonte. Além disso, na sexta-feira e sábado, sempre há ações específicas da Lei Seca pela PM, além da operação integrada, mensalmente. Com isso, conseguimos um maior número de abordagens de veículos”, diz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)