(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH tem chuva nesta quinta-feira, mas frio só deve chegar no domingo

A alta na umidade e a cobertura de nuvens evitam a queda drástica na temperatura, segundo os meteorologistas. Temperatura máxima ficou em 27ºC na capital mineira


postado em 28/04/2016 17:37 / atualizado em 28/04/2016 22:37

Previsão de chuva continua para esta sexta-feira em Belo Horizonte(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Previsão de chuva continua para esta sexta-feira em Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)

Moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos por chuvas no fim da tarde e noite desta quinta-feira, mas elas não foram suficientes para provocar uma grande queda na temperatura. À noite, houve precipitações de 10 milímetros, principalmente na Pampulha e em Contagem, na região metropolitana. Há previsão de mais pancadas de chuva ainda nesta noite e madrugada de sexta. De acordo com o Instituto Tempo/Clima, a chuva deve continuar até sábado na capital e cidades vizinhas. Na madrugada de domingo, segundo os meteorologistas, o frio finalmente vai chegar à capital mineira. Hoje, os termômetros marcaram 27ºC em BH.

Por causa da chuva, motoristas enfrentaram trânsito ruim na volta para casa. Às 18h28, o tráfego ficou totalmente retido na Avenida Raja Gabáglia com Josafá Belo, no Bairro Gutierrez, Região Oeste. Na Avenida Carlos Luz, o trânsito também ficou parado no sentido bairro, devido também a um acidente em frente à UFMG. Retenção também no Túnel da Lagoinha, onde um veículo com problema mecânico precisou ser rebocado pela BHTrans para liberar a passagem sentido Centro. Às 18h33, a Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou alerta de mais chuva no Barreiro e demais regiões da capital.

 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) já havia emitido um comunicado para a possibilidade de chuva com acumulado de 10 a 20 milímetros até as 23h desta quinta-feira. As precipitações podem ser acompanhadas por rajadas de ventos de até 40 quilômetros por hora e descargas elétricas.

A possibilidade de chuva também continua para esta sexta-feira. “A frente fria que está atuando no estado desde a manhã de quarta-feira está propiciando um aumento na nebulosidade, o que eleva a previsão de chuva. Porém, a cobertura de nuvens e a alta umidade não deixa a temperatura cair bruscamente”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Mesmo com a cobertura de nuvens, a temperatura máxima está em declínio na capital mineira. Na última semana, por exemplo, os termômetros chegaram a registrar até 31ºC. Nesta sexta-feira, não passará de 26ºC. A mínima vai ficar em 16ºC. “Estamos vendo um deslocamento dessa massa para a região de Itabira e o Leste Mineiro. Então, gradualmente vai diminuir a nebulosidade e teremos o declínio na temperatura. A previsão é que o frio pesado chegue na madrugada de domingo”, afirma o meteorologista.

Em cidades do interior de Minas Gerais ainda vemos o extremo na temperatura. Enquanto Maria da Fé, na Região Sul, teve 5,1º C, nos municípios do Norte do Estado, como Araçuaí, Almenara e Montalvânia, os termômetros marcaram acima de 34ºC.

Congestionamentos foram registrados durante a chuva na capital mineira(foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Congestionamentos foram registrados durante a chuva na capital mineira (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)