(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ônibus do Move atropela idosa em avenida do Centro de BH

Atingida por coletivo da linha 50, mulher foi levada para o Hospital João XXIII com ferimentos graves


postado em 28/04/2016 14:34 / atualizado em 28/04/2016 22:24

Uma idosa foi atropelada por um ônibus do Move da linha 50 (Estação Pampulha/Centro) na tarde desta quinta-feira. O acidente ocorreu na Avenida Paraná, esquina com a Rua dos Tupis e Rua Tomoios, no Centro da capital. O motorista alegou que a pedestre invadiu a pista, repentinamente, e acabou atingida.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima, que estava sem documentos de identificação, tem aproximadamente 75 anos. O condutor do ônibus, de 38, afirmou que seguia pela Avenida Paraná no sentido Mercado Central/Rodoviária quando a mulher saiu rapidamente de trás de um arbusto no canteiro central da via. O motorista disse que tentou frear, mas não deu tempo e atingiu a idosa.

A mulher teve as duas pernas esmagadas pelas rodas do ônibus. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital João XXIII. Os médicos informaram que a vítima sofreu esmagamento do pé esquerdo e amputação traumática do pé direito. Por causa do acidente, uma faixa da pista exclusiva de ônibus foi interditada, mas não foi preciso realizar intervenções no trânsito.

Acidentes com o Move não são raros em Belo Horizonte. Em dezembro, um motociclista ficou gravemente ferido depois de bater de frente com um ônibus no Viaduto A. De acordo com a Polícia Militar (PM), o motorista do ônibus, de 27, contou que seguia pela Avenida Antônio Carlos em direção ao Centro de Belo Horizonte e, quando já estava no Viaduto A, que tem duas vias exclusivas para passagem de ônibus, se deparou com a moto na contramão da direção. O condutor disse que não conseguiu frear e atingiu a motocicleta.

Dois meses antes, um acidente com um ônibus do Move deixou oito pessoas feridas na Via 240, no Bairro São Gabriel, Região Nordeste de Belo Horizonte. A maioria das vítimas apresentou traumas na face e tontura por causa do impacto. Elas foram levadas para o Hospital João XXIII. O veículo bateu na mureta de proteção da pista. As causas não foram informadas.

Em agosto do ano passado, duas pessoas ficaram feridas em um acidente no Centro de BH envolvendo o Move. Um Honda Fit acessou o viaduto exclusivo para ônibus, que liga a Avenida Antônio Carlos à Rua Oiapoque, e bateu de frente em um ônibus da linha 51 (Estação Pampulha/Hospitais). Em junho,
ao menos sete pessoas ficaram feridas na batida entre três carros e um ônibus do Move no Bairro Vila Havaí, Região Oeste de Belo Horizonte. O coletivo atingiu os outros automóveis e invadiu uma quadra de esportes na Rua Manila, próximo ao posto de saúde da região.

Levantamento feito pelo Estado de Minas quando o Move completou um ano e um mês de funcionamento, mostra que dos 26 acidentes noticiados desde a inauguração do BRT, em março de 2014, até abril de 2015, 14 ocorreram no Centro (8) e no Complexo da Lagoinha (6). Analisando todas as ocorrências, o atropelamento de pedestres era o mais recorrente, com nove casos, seguido de colisão entre coletivos e carros pequenos (8) e acidentes entre ônibus e motos (6). No período, 10 pessoas morreram, sendo seis motociclistas e garupas e quatro pedestres.

Procurada pelo Estado de Minas para falar sobre os acidentes envolvendo os veículos do Move, a BHTrans não se pronunciou sobre o assunto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)