(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mortes por dengue aumentam 5% em uma semana em MG e chegam a 62

A alta de casos prováveis da doença foi de 6,2%, saltando de 349.500 para 371.257. Zika e chikungunya também tiveram uma pequena aumenta


postado em 27/04/2016 14:57 / atualizado em 27/04/2016 22:04

O número de casos prováveis de dengue vem crescendo mais lentamente em Minas Gerais em abril. Em uma semana, a alta foi de 6,2%, com os registros saltando de 349.500 para 371.257. Mesmo assim, mais mortes estão sendo registradas. De acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais três pessoas morreram em decorrência da doença em uma semana. Agora, já são 62 óbitos e outros 164 em investigação.

Segundo a SES, a maioria das mortes foi de pacientes com comorbidades, o que representa 69,35% do total. A faixa etária mais atingida são de pessoas acima de 65 anos. Exames feitos nos pacientes mostram que dois tipos de dengue estão circulando no estado. A maioria dos casos é do tipo 1 da doença. Já o tipo 2 foi detectado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em três pessoas.

Belo Horizonte continua sendo a cidade com o maior número de óbitos em decorrência da doença. Até esta quarta-feira, foram registradas 12 mortes na capital mineira. Em seguida, vem Juiz de Fora, com 9, Divinópolis, Uberaba, e Itaúna, com três cada uma, Além Paraíba, Araxá, Contagem, Monte Carmelo, Mutum, Pará de Minas, e Ribeirão das Neves, com duas. Foram registradas mortes em outros 18 municípios mineiros.

Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também tiveram alta em relação à última semana. O número de casos de zika subiu 3,4%, saindo de 1.955 para 2.022. Destes, 14 foram confirmados laboratorialmente, sendo cinco em Belo Horizonte, dois em Cuverlo e Teófilo Otoni, um em Cataguases, Coronel Fabriciano, Uberaba, Arcos e Virgem Lapa.

Os outros 1.941 foram confirmados por critério clínico epidemiológico em municípios com comprovada circulação do vírus. O parâmetro segue o protocolo do Ministério da Saúde, que estabelece que quando o vírus está em circulação em um determinado local não é preciso realizar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico da doença.

O número de grávidas com zika saltou de 170 para 176. Outras 429 gestantes aguardam resultado de exames. Já foram notificados 100 casos do protocolo de monitoramento por microcefalia.

Chikungunya

A SES não confirmou mais nenhum caso de chikungunya. O número de pessoas com a doença continua o mesmo da última semana, 20 no total. Outras 405 notificações seguem sendo investigadas. Em 2016, foram confirmados 12 casos autóctones, isto é, em que houve contaminação no estado de Minas Gerais. As pessoas são residentes de Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem e Ipatinga. Desses casos, nove apresentam local provável de infecção no município de Santa Luzia, dois em Ipatinga e um em Contagem. Nesse último, o paciente morreu e o caso está sendo analisado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)