(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bispo que falou de 'jararacas' após discurso de Lula toma posse em maio em Diamantina

Dom Darci José Nicioli foi nomeado arcebispo pelo papa Francisco em 9 de março


postado em 25/04/2016 14:20 / atualizado em 25/04/2016 20:59

Bispo é da cidade de Jacutinga, no Sul de Minas e estava há alguns anos em São Paulo (foto: CNBB/Divulgação)
Bispo é da cidade de Jacutinga, no Sul de Minas e estava há alguns anos em São Paulo (foto: CNBB/Divulgação)

O novo arcebispo metropolitano de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, dom Darci José Nicioli, vai tomar posse em maio. O religioso ganhou destaque na mídia recentemente ao orientar fiéis a vencer o mal “das jararacas”, depois do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março deste ano, quando o petista foi levado coercitivamente a prestar depoimento na Polícia Federal (PF).

Dom Darci nasceu em 1959 em Jacutinga, no Sul de Minas, e foi ordenado sacerdote em fevereiro de 1986. De 2009 a 2013 foi superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário-geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014). É mestre em teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma.

Em 9 de março, o papa Francisco nomeou o religioso como o novo arcebispo. O anúncio foi feito após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João Bosco Oliver de Faria, em função de ter completado 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canônico. A celebração de apresentação e posse do arcebispo está marcada para as 15h30 de 22 de maio na Catedral Metropolitana de Diamantina.

A fala polêmica de dom Darci ocorreu durante missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O bispo não citou o nome de Lula, mas orientou os fiéis a vencer o mal “daqueles que se autodenominam jararacas”. “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras, que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem”, disse o religioso na homilia.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)