(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volume de água do Sistema Paraopeba para de subir

Nos 22 primeiros dias do mês não choveu nenhum milímetro nos reservatórios do Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, que abastecem a Grande BH


postado em 24/04/2016 06:00 / atualizado em 24/04/2016 07:57

Os dados de monitoramento do volume da água armazenada nas represas do Sistema Paraopeba, um dos responsáveis pelo abastecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), indicam o maior período de estagnação de 2016. Entre 10 e 22 deste mês foram 12 dias seguidos de manutenção dos percentuais ou queda no volume, o que ainda não havia ocorrido neste ano. A explicação para o quadro aparece quando analisados os dados de chuva de abril. Nos 22 primeiros dias do mês não choveu nenhum milímetro nos reservatórios do Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul. A chuva também não deu as caras na captação do Rio das Velhas, segundo sistema que atende à Grande BH.

Até a chegada do período de estagnação, o Paraopeba tinha registrado escalada nos volumes armazenados, situação explicada pelas chuvas entre janeiro e março e também pela inauguração da captação emergencial diretamente no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande BH, que possibilitou a recuperação mais rápida dos reservatórios. A previsão do tempo aponta a possibilidade de chuva apenas a partir de terça-feira, quando uma frente fria que vem do Sul do país começa a se aproximar de Minas Gerais e também pode reduzir as temperaturas na Grande BH e nas demais regiões do estado.

A manutenção do volume de água armazenada nas três represas que compõem do Sistema Paraopeba começou no dia 10, quando o conjunto passou de 56,5% da capacidade reservada para 56,6%. Entre o dia 11 e anteontem não houve mais aumento. Foram seis dias com o mesmo volume e mais seis com 56,5% da capacidade das represas, 0,1 ponto percentual abaixo da marca anterior. Ontem, os dados da Copasa mostraram novo aumento, interrompendo a série sem crescimento, voltando aos 56,6%.

Em 22 dias não choveu nos reservatórios do Rio Manso, Serra Azul e na captação do Rio das Velhas. Em Vargem das Flores, choveu menos de um milímetro (0,7mm). Apesar de abril já ser considerado um mês mais seco, historicamente são registradas chuvas nas captações que atendem à região metropolitana. Na represa do Rio Manso, por exemplo, a média histórica aponta 67,9mm para o período, enquanto Vargem das Flores costuma registrar 55,5mm e Serra Azul tem média de 47,9mm. Já no Rio das Velhas é comum chover 60,5mm no mês de abril.

ECONOMIA A população da Grande BH continua economizando água mesmo em um cenário mais tranquilo, com o risco de desabastecimento afastado para a região. Dados fornecidos pela Copasa mostram que, em janeiro, a diminuição chegou a 10,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em fevereiro, a redução no consumo foi de apenas 3,3%, mas a Copasa já havia registrado recuo em fevereiro de 2015, de 9,4% em relação ao mesmo período de 2014. Isso mostra que a redução no segundo mês do ano já se repete pelo segundo ano consecutivo. Em novembro e dezembro do ano passado, os percentuais de redução foram os menores do ano, com poupança de 6,34% em novembro e 3,6% em dezembro. A explicação da empresa para uma economia menor naquela época foi a ampla divulgação seguida da inauguração da obra de emergência, em 20 de dezembro, que garantiu a segurança hídrica na Grande BH pelos próximos 20 anos.

TEMPO SECO A previsão do tempo aponta que o domingo será de céu claro em Belo Horizonte, sem expectativa de chuvas, com temperaturas variando entre 17 e 30 graus. A expectativa é que a umidade relativa do ar chegue aos 35%, bem próximo do limite de 30% considerado para o estado de atenção. Por isso, a recomendação é evitar a exposição direta ao sol entre as 10h e as 16h, além do reforço na hidratação. A previsão para hoje em BH também se repete amanhã, mas na terça-feira o Instituto Nacional de Meteorologia aponta a chance de chuvas nas regiões Sul, Triângulo, Zona da Mata e até mesmo na Grande BH. Essa situação vai possibilitar um ligeiro declínio das temperaturas e elevação da umidade, graças à passagem de uma frente fria que virá do Sul do Brasil. A previsão do tempo aponta ainda que a menor temperatura do estado ficará na casa dos 9 graus no Sul de Minas, enquanto a maior será registrada no Vale do Jequitinhonha e alcançará a marca de 36 graus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)