(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Saúde recomenda que municípios mineiros antecipem vacinação contra a gripe

Minas já registrou quatro mortes por H1N1 neste ano. A recomendação é de que a imunização comece na segunda-feira


postado em 19/04/2016 17:25 / atualizado em 19/04/2016 22:01

Secretaria quer prevenir a contaminação do vírus H1N1 que já circula em Minas(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Secretaria quer prevenir a contaminação do vírus H1N1 que já circula em Minas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A circulação do vírus Influenza A (H1N1) em Minas Gerais aumenta a preocupação da Secretaria de Estado de Saúde. A pasta recomendou, nesta terça-feira, que todos os municípios mineiros adiantem a campanha de vacinação contra a gripe para a próxima segunda-feira. A medida foi tomada para evitar desabastecimento localizado, pois algumas cidades já tinha informado que antecipariam a imunização. O temor era de que moradores se deslocassem para esses lugares para receber a vacina. Em Minas já são quatro mortes por H1N1 neste ano.

As Regionais de Saúde do Estado receberam aproximadamente 2,2 milhões de doses da vacina para distribuir aos municípios. O montante corresponde a 40% das vacinas, 5,2 milhões, já enviadas pelo Ministério da Saúde para Minas Gerais. A vacinação, que originalmente começaria dia 30, se destinará ao público-alvo definido pelas autoridades de saúde do pais.

Vão receber as doses idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, população carcerária e trabalhadores do setor. A meta é imunizar 80% do público-alvo.

Belo Horizonte já informou que vai antecipar a aplicação da vacina trivalente, que protege contra o H1N1. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é vacinar 669 mil pessoas. Pelo menos três casos de H1N1 foram registrados na capital. O mais recente é o de um bebê de 10 meses internado no Hospital Infantil João Paulo II, confirmado por meio de teste rápido, segundo a Fhemig. Amostras de sangue do menino foram encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias para um segundo exame.

No país, as mortes provocadas por H1N1 aumentaram 50% em uma semana. Boletim do Ministério da Saúde, com dados reunidos até dia 9, mostra que 153 pessoas morreram em virtude de complicações provocadas pelo vírus. Em Minas já são quatro mortes por H1N1, sendo duas em Frutal (Triângulo), uma em Lavras e uma em Andradas, ambas no Sul de Minas. Outros seis óbitos por influenza de outros tipos ocorreram em Astolfo Dutra (1), Guaxupé (2), Ribeirão das Neves (1) e Santa Luzia (1). Um dos casos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), é de um paciente com residência em São Paulo, atendido em Frutal. De 423 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 19 amostras foram positivas para H1N1, 10 casos para influenza A sem subtipo definido e cinco por influenza B.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)