(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Associação cobra investimento em vacina contra doenças transmitidas pelo Aedes


postado em 13/03/2016 06:00 / atualizado em 13/03/2016 08:09

Para especialista, combater focos do Aedes aegypti está longe de ter êxito e vacina é a maior esperança(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Para especialista, combater focos do Aedes aegypti está longe de ter êxito e vacina é a maior esperança (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
"Pelas tecnologias atuais, não estamos nem próximos de acabar com o mosquito. A ação da população no combate ao vetor é muito importante, mas o investimento na vacina contra a dengue e as outras doenças é nossa maior esperança”, afirmou o médico Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria diante de uma plateia de mais de 300 médicos e residentes que se reuniram nesse sábado para discutir a dengue, chikungunya e zika no auditório da Associação Médica de Minas Gerais.

Urbano acrescentou que convive com o Aedes aegypti em um dos três hospitais onde trabalha. “Não tem jeito, o mosquito está em todo lugar”, afirmou o médico, preocupado com as notícias de subnotificações dos casos faladas ao longo do debate por outros pesquisadores. “Estamos diante de uma das maiores epidemias da história, talvez não em termos proporcionais, devido ao aumento da população, mas certamente em números absolutos”, completou.

O aumento da circulação do mosquito transmissor tem provocado aumento acentuado dos casos confirmados e suspeitos de chikungunya, zika e dengue em Minas. O alerta é mundial, sobretudo por causa da expansão dos casos de microcefalia ligados ao zika vírus.

Em 2016, já foram confirmadas 14 mortes por dengue em Minas e 38 estão sendo investigadas. Em Belo Horizonte, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), já foram registrados seis óbitos causados pela dengue, enquanto os casos de zika chegam a 17. Destes, 10 foram em gestantes. Em apenas uma semana, foram confirmados mais 3.655 casos da dengue na capital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)