(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 68 dias, Juiz de Fora registra mais notificações de dengue do que em 2015

Foram registrados 4.845 casos prováveis de dengue - 2013 que englobam confirmações e suspeitas - em 2016. Em todo o ano passado, foram 4.723 notificações


postado em 09/03/2016 16:50 / atualizado em 09/03/2016 21:21

Os números de dengue reforçam a situação crítica vivida por Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata. A cidade já decretou situação de emergência por causa da proliferação do mosquito Aedes aegypti, e a Secretaria Municipal de Saúde admite passar pela pior epidemia da doença da história. Somente nos primeiros 68 dias de 2016, foram registrados 4.845 casos prováveis de dengue – que englobam confirmações e suspeitas. O número é superior ao registrado em todo ano passado, quando houve 4.723 notificações.

A cidade é a que registra o maior número de mortes em Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Saúde já confirmou oito óbitos pela doença. A última foi de um idoso de 98 anos, morador da Região Leste. Além dele, morreram uma mulher de 37 anos, por complicações relacionadas a dengue grave, e que também tinha diabetes, duas idosas de 87, e 74 anos, uma adolescente de 13, e outras duas mulheres. Outro caso foi de uma paciente de Bicas, que era atendida em Juiz de Fora.

Ainda é investigada a morte do padre holandês Theodoro Johanes Verbruggen, que estava internado com sintomas da doença e morreu na última quarta-feira. Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES), confirma apenas cinco mortes pela doença. A pasta informou que a diferença é porque mesmo com exames em laboratórios particulares confirmando a doença, novas análises são realizadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para indicar a dengue. Somente depois disso é que os óbitos são incluídos no balanço, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

A cidade ainda tem duas gestantes diagnosticadas com zika. Uma delas é uma mulher de 33 anos que contraiu o vírus na cidade. O outro caso é de mulher de 35 anos, que esteve na cidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, onde foi infectada.

A prefeitura de Juiz de Fora decretou situação de emergência em 26 de janeiro, devido à infestação do vetor da dengue, zika e chikungunya. O decreto, que tem validade de 180 dias, viabilizou o aumento no número de agentes dedicados ao combate de focos do mosquito. No total, são 150 agentes de endemia nas ruas, além de outros 50 novos servidores e 70 militares do Exército em campo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)