(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sistema Paraopeba atinge metade da capacidade depois de 18 meses

Nesta quinta-feira, está com 50,1%, marca que não batia desde agosto de 2014


postado em 03/03/2016 16:50 / atualizado em 03/03/2016 16:59

A maior alta foi registrada no reservatório Rio Manso(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
A maior alta foi registrada no reservatório Rio Manso (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Se por um lado a chuva vem causando transtornos a algumas cidades, por outro está ajudando na recuperação da seca vivida nos últimos dois anos em Minas Gerais. Depois de 19 meses, o Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltou a atingir a metade de seu volume. Nesta quinta-feira, está com 50,1%, marca que não batia desde agosto de 2014.

O aumento é decorrente do grande volume de chuva dos últimos dois meses. Em Belo Horizonte, em janeiro, o acumulado das precipitações chegou a 328,9 milímetros (mm), superando a média histórica, que é de 296,3 mm. Em fevereiro, a capital mineira ficou um pouco abaixo da média que é de 188,4 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações atingiram 174 mm. A previsão para março é favorável para temporais. “Está indicando chuva até a primeira quinzena de março. Então, podemos ficar dentro da normalidade ou um pouco acima da média”, explicou Cleber Sousa.

A alta no sistema, que é composto por três represas, foi impulsionada principalmente por Rio Manso, o maior do conjunto. Nos últimos 30 dias, o reservatório aumentou 9% de sua capacidade. Em 1º de janeiro, estava com 52,9% e nesta quinta-feira atingiu 61,9%. É a maior marca desde setembro de 2014, quando registrou 64% da sua capacidade.

Já a represa de Serra Azul teve um aumento de 5,4 pontos percentuais no período. No dia 1º de fevereiro, estava com 24,1% da sua capacidade total. Hoje, apresenta 29,5%. O reservatório e a represa de Rio Manso mostram uma boa recuperação principalmente neste ano, quando a Copasa inciou a captação de água no Rio Paraopeba. Desde 1º de janeiro, conseguiu recuperar 20 pontos percentuais. O valor apresentado nesta sexta-feira não era visto na represa desde julho de 2014.

Vargem das Flores também segue em recuperação, porém, foi o único que apresentou quedas durante os últimos 30 dias. O reservatório começou fevereiro com 50,5% da sua capacidade. O nível chegou a atingir 51,4% no dia 6 do mesmo mês, e hoje está com 50,2%.

Previsão

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a possibilidade de chuva em Belo Horizonte com acumulado de 40 a 60 milímetros. A precipitação pode ser acompanhada de raios e rajadas de vento que podem chegar a 60 quilômetros por hora. O aviso vale até a manhã de sexta-feira.

Segundo o Inmet, o tempo deve ficar instável até o fim de semana. “Estamos com a atuação de uma frente fria que deixa o tempo instável nos próximos dias em todo o estado. Devemos ter chuva na Regiã Centro-Sul, Zona da Mata, Oeste e Região Central. A frente se desloca para a Região Norte”, explicou Cleber Souza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)