(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casos de dengue e zika disparam em Minas

Número de casos prováveis de dengue aumentou 985% e os registros de zika em investigação cresceram 277%. Dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES)


postado em 16/02/2016 18:45 / atualizado em 16/02/2016 21:37

Apesar da intensificação dos esforços no combate aos focos do mosquito, a cada dia, os casos de dengue e zika aumentam rapidamente em Minas Gerais, elevando também a preocupação da população com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Apenas nos últimos 10 dias, o número de casos prováveis de dengue cresceu 985% e os registros de Zika em investigação subiram 277%. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira.

As notificações de dengue neste ano foram acrescidas de 15 mil novos casos desde a divulgação do balanço anterior, no dia 5, passando de 47.261 para 62.271 casos prováveis, o que representa uma alta de 31%. Até o momento, a SES confirma duas mortes – uma em Belo Horizonte e outra em Patrocínio – causadas pela doença neste ano. Confirmados por novos exames nessa segunda-feira, os dois óbitos ocorridos em decorrência da doença em Juiz de Fora não entraram no boletim desta semana.

Embora em menor proporção, os casos de chikungunya e microcefalia em investigação também aumentaram nos dados desta semana se comparados com os da última terça-feira. Os números de chikungunya passaram de 90 para 128, representando uma elevação de 42%, e os registros de microcefalia subiram 29%, de 65 para 84 casos sob investigação.

Epidemia de dengue

Com base em um levantamento do Estado de Minas e do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a reportagem publicou, na última semana, que uma em cada oito cidades em Minas Gerais apresentou em janeiro quadro compatível com epidemia de dengue, de acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo mostrou que 12% dos municípios – 104 no total – registraram taxa de incidência superior a 300 casos em uma população projetada de 100 mil habitantes. Classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que lugares com mais de 300 doentes por 100 mil moradores são tidos como em situação epidêmica.

O levantamento considerou o último balanço, com casos confirmados e suspeitos de dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG). A metodologia consistiu em dividir os totais pela população de cada município e multiplicar por 100 mil. (Com informações de Carolina Cotta)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)