(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Perdões investiga cinco casos suspeitos de zika

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta sexta-feira, que cinco mulheres apresentam os sintomas da doença na cidade. Três delas são da mesma família


postado em 12/02/2016 15:00 / atualizado em 12/02/2016 19:06

O número de notificações de casos suspeitos de zika se espalham rapidamente por cidades do interior de Minas Gerais. Desta vez, o alerta foi ligado em Perdões, na Região Centro-Oeste. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta sexta-feira, que cinco mulheres apresentam os sintomas da doença. Elas já passaram por exames e o resultado ainda não foi divulgado. O Estado tem apenas um caso da doença. Trata-se de uma gestante em Ubá, na Zona da Mata.

Os pacientes que apresentaram sintomas da doença em Perdões têm ligação entre elas. Três são da mesma família e estiveram recentemente no litoral do Rio de Janeiro, onde podem ter sido infectados. As outras duas pessoas têm contato com com elas e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, podem ter sido picadas pelo mosquito vetor da doença. Todos estão com quadro de saúde normal.

Desde que os casos foram notificados, a prefeitura da cidade intensificou os trabalhos para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. Nos bairros São Dimas e Cohab, onde os pacientes com a suspeita da doença moram, estão sendo realizadas a aplicação do fumacê. Agentes da epidemiologia também visitam as casas para orientar sobre os perigos do mosquito.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou nessa quinta-feira que foram notificados 68 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia até o dia 5 deste mês em Minas Gerais . Até agora apenas um foi confirmado, o caso da gestante de Ubá, e outros 43 foram descartados. Os demais continuam em investigação. Já em relação à febre provocada pelo zika, 44 casos ainda estão em apuração e aguardam o resultado dos exames

Novos exames realizados em um recém-nascido com microcefalia de Curvelo, na Região Central de Minas Gerais, descartaram a contaminação por zika. Diante do resultado, a SES retirou o caso do balanço sobre a doença. Agora, apenas uma gestante de Ubá teve o contágio confirmado oficialmente no estado. Mas o número pode ser maior. Laboratórios particulares já confirmaram a contaminação por zika em dois pacientes de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e outro em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Porém, Secretaria só considera para o balanço oficial resultados de exames realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)