(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM volta a trocar tiros com criminoso no Aglomerado da Serra nesta segunda-feira

Jovem atirou contra policias militares que faziam uma operação no conjunto de favelas. Ninguém ficou ferido e o atirador conseguiu fugir. Drogas e munição foram apreendidos


postado em 01/02/2016 20:05 / atualizado em 01/02/2016 20:56

Policiais militares vão permanecer no Aglomerado da Serra na noite desta segunda-feira(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Policiais militares vão permanecer no Aglomerado da Serra na noite desta segunda-feira (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Mais um tiroteio foi registrado no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, no fim da tarde desta segunda-feira. Durante operação no conjunto de favelas, policiais militares de diferentes batalhões foram surpreendidos por um jovem de 18 anos que atirou contra eles. Os militares revidaram, e o atirador fugiu. Drogas, armas e munição de diferentes calibres foram apreendidas. As ações serão mantidas durante a noite para evitar confronto de quadrilhas rivais que disputam o tráfico de drogas na região. Conflitos são registrados diariamente há ao menos uma semana.

Militares do 22º Batalhão, do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), além do Batalhão de Choque, faziam uma operação no aglomerado nesta tarde. Quando os policiais entraram no Beco São Geraldo, na Vila Marçola, encontraram com um jovem que já é conhecido pela criminalidade. “Quando nos viu, ele atirou várias vezes. Houve o revide e o jovem fugiu a pé deixando para trás um carregador com munição calibre .40”, afirma o soldado Vladimir Marcos de Queiroz. Ninguém ficou ferido.

Gabriel Barroso Tamarindo, de 18 anos, já tem várias passagens pela polícia quando era menor de idade por tráfico de drogas. “Inclusive, ele estava tirando fotos com armas e mandando nas redes sociais. Conseguimos até apreender a roupa em que ele aparece nas imagens compartilhadas”, explica o soldado. Na casa do jovem, foram encontradas porções de maconha, cocaína, munições de diversos calibres, dinheiro e equipamentos de rádio. Ele continua sendo procurado.

Onda de violência

Os enfrentamentos de traficantes de drogas e policiais no Aglomerado da Serra já afetam o atendimento aos cidadãos daquela comunidade. Devido a violência o Centro de Saúde Cafezal foi fechado, nesta segunda-feira, e os profissionais de saúde transferidos para um anexo no Centro de Saúde São Miguel Arcanjo, unidade que fica numa parte mais policiada. Segundo os atendentes do edifício, os pacientes que chegam para se consultar são dirigidos ao novo local e muitos têm dificuldades de chegar até o local por serem idosos ou terem problemas de locomoção. A região atravessa também a área de conflito entre as facções criminosas, que compreende as ruas Sacramento e Bandonion.

A violência no aglomerado já dura uma semana. A tensão dos moradores começou com tiroteios constantes entre quadrilhas rivais que disputam o tráfico de drogas na região. A situação se intensificou depois da última quarta-feira quando Thiago Augusto Nunes Martins, um dos maiores traficantes de drogas da capital mineira, foi preso durante uma perseguição. Ele fugiu de viaturas da polícia no conjunto de favelas e acabou detido em uma BMW na Avenida Getúlio Vargas, na Região Centro-Sul.

Na manhã da última sexta-feira, equipes do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), do Batalhão de Choque e do 22º Batalhão, ocuparam os principais acessos do aglomerado para tentar impedir os confrontos. Na ação, um tiroteio iniciou e os militares interviram. Dois disparos atingiram a porta de uma viatura. Uma arma de fogo foi apreendida e os dois feridos foram levados para o Hospital João XXIII.

A violência continuou no sábado. Na madrugada viaturas do Grupo Especializado em Patrulhamento em Área de Risco (Gepar) foram recebidas a tiros por criminosos, segundo informações oficiais. Ninguém ficou ferido. Durante patrulhamento, a viatura do Gepar seguiu para um beco onde foram ouvidos barulhos de tiros. Quando se aproximou do local, dois homens em uma motocicleta saíram em alta velocidade pela Rua Corinto. Em seguida, entraram no Beco São Vicente, na esquina com Rua Sacramento. Os policiais entraram na rua e acabaram surpreendidos por aproximadamente 10 homens armados, segundo o boletim de ocorrência. Os criminosos atiraram contra o veículo. De acordo com a PM, cerca de 100 tiros foram disparados pelo bando. Ninguém se feriu.

Um novo tiroteio foi registrado na tarde de domingo no Aglomerado da Serra. Segundo a PM, cerca de 30 tiros foram disparados contra um veículo da corporação por volta das 15h, na esquina das ruas Corinto e Sacramento. O comandante da viatura, que preferiu não se identificar, informou que dois homens armados dispararam contra o veículo, mas não houve feridos. Ele avalia que os criminosos atiraram apenas para demonstrar seu poder de fogo. Um dos tiros atingiu o retrovisor do carro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)