(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Barbacena estão há cinco dias sem abastecimento de água por causa da chuva

O Serviço de Água e Saneamento (SAS) da cidade é afirmou que conseguiu voltar com apenas 40% do sistema. Informou, ainda, que até o fim de semana a situação será normalizada.


postado em 01/02/2016 15:47 / atualizado em 01/02/2016 19:08

Alagamento prejudicou os trabalhos de quatro bombas de tratamento(foto: Serviço de Água e Saneamento (SAS) / Divulgação)
Alagamento prejudicou os trabalhos de quatro bombas de tratamento (foto: Serviço de Água e Saneamento (SAS) / Divulgação)

Depois de dois anos de estiagem que levou os municípios mineiros a economizarem água, moradores de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, voltam a sofrer com a falta de recurso. A estação de tratamento da cidade foi inundada por causa de um temporal que atingiu a cidade na última semana. Por causa disso, o abastecimento está cortado há cinco dias. O Serviço de Água e Saneamento (SAS) da cidade é afirmou que conseguiu voltar com apenas 40% do sistema. Informou, ainda, que até o fim de semana a situação será normalizada.

O temporal provocou quedas de árvores e pontes, além de alagamentos. Um homem encontrado morto dentro de um rio pode ter sido uma vítima do período chuvoso. Cidade decretou situação de emergência. O grande volume de água provocou a cheia de córregos e do Rio das Mortes e a Estação de Captação de Água Bruta teve que ser paralisada na manhã de quinta-feira, pois a inundação atingiu o sistema de bombeamento, responsável por 70% da cidade.

Os quatro sistemas de bombeamento já foram levados para a manutenção. “Os nossos servidores estão trabalhando na limpeza da captação. Hoje, vamos ter o retorno da empresa que está fazendo a secagem dos motores dos equipamentos. Ela vai nos passar a previsão de quando estará pronta. Tudo indica que amanhã de manhã vamos começar a montagem”, explica o vice-diretor do SAS, Odair Ferreira.

Nesta segunda-feira, um equipamento foi montado e, com isso, uma pequena parte do abastecimento foi restabelecida. “Durante o fim de semana, vários procedimentos foram feitos, o que possibilitou um aumento de mais 20% do volume captado. O SAS informa que, desde a manhã, desta segunda-feira já opera com 40% de seu Sistema”, disse a empresa em nota. A previsão é de que, até o próximo fim de semana, o sistema de bombeamento de água bruta da captação do Rio das Mortes esteja com seu funcionamento em 100%.

No distrito de Correio de Almeida a situação já está normalizada. “Trocamos a tubulação e normalizou. Mas, na área Central e em vários bairros de Barbacena os moradores estão sem água. Por isso, pedimos que as pessoas economizem água e evitem o desperdício”, comenta Odair Ferreira. Caminhões-pipa estão sendo disponibilizados para hospitais, presídios e restaurantes do município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)