(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva provoca alagamentos e deslizamentos em 37 cidades mineiras

Desde o início do período chuvoso, 1,6 mil pessoas ficaram desalojadas, 681 desabrigadas, dez feridas e uma morreu


postado em 23/01/2016 17:19 / atualizado em 24/01/2016 09:58

(foto: Divulgação/Bombeiros)
(foto: Divulgação/Bombeiros)
A chuva já provocou prejuízos em pelo menos 37 municípios de Minas Gerais, até a tarde de ontem, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). Já são três cidades a declarar estado de calamidade pública e quatro a decretar estado de emergência.

Segundo a Defesa Civil do estado, seis desses municípios sofrem com inundações: Itanhomi, Palma, Itamonte, Ferros, Inconfidentes e Cristina. Já o município de Sabará tem sofrido com os deslizamentos de terra. Mais 30 cidades mineiras registram problemas por causa das chuvas, mas não decretaram emergência.

Desde o início do período chuvoso em Minas, 1,6 mil pessoas ficaram desalojadas, 681 desabrigadas, dez feridas e uma morreu. Em todo o estado, mais de mil residências foram danificadas pelos temporais.

SABINÓPOLIS:


Sabinópolis, na Região do Vale do Rio Doce, ainda contabiliza os estragos causados pela chuva da última semana e deve ser o quinto município a ter reconhecido pela Codec-MG o decreto de situação de emergência.

Cerca de 150 famílias da cidade estão desalojadas, quatro casas foram destruídas e dezenas de outros imóveis estão sob risco de desabamento em Sabinópolis. O prefeito de Sabinópolis, Carlos Roberto Barroso Mourão (PT), informou que a administração municipal transferiu cinco famílias para um abrigo público improvisado na Escola Municipal Professor José Maria de Pinho. "Ficamos muito assustados. Já suspeitávamos, mas não tínhamos uma ideia completa dos estragos. Na sexta-feira, equipes especializadas do Corpo de Bombeiros constataram a situação crítica", comentou o prefeito.

De acordo com a Defesa Civil municipal, o diagnóstico realizado pelos militares identificou duas regiões da cidade que foram mais afetadas. Os bairros Monsenhor Amantino, Alenir de Pinho e Alto do Cruzeiro tiveram várias encostas com deslizamentos de terra. A maior parte dos danos foi causado após a última quarta-feira, dia 20, em que choveu um acumulado de 189 milímetros.

TEÓFILO OTONI

O número de pessoas desalojadas em Teófilo Otoni cresceu para 620 até a manhã de hoje. A informação é da Defesa Civil da cidade, que contabilizava 600 desalojados até a sexta-feira (22). Ainda segundo o órgão, nas últimas 24 horas foram registrados 30 novos deslizamentos de barrancos e cinco desabamentos de casas. Não há registro de feridos.

SERRO, CHUVA E CARNAVAL


Os danos causados pelas chuvas desta semana em Serro, na Região Central de Minas, não vai apagar a alegria das duas grandes festas da cidade programadas para os próximos dias. A comemoração do aniversário dos 314 do município, que vai de 27 a 29 deste mês, e o festejo do Carnaval estão garantidos. Ontem, o prefeito Nondas Miranda (PR) se reuniu com sua equipe para definir as ações de reparo dos estragos, até que seja homologado o decreto de situação de emergência na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG).

(foto: Divulgação/Bombeiros)
(foto: Divulgação/Bombeiros)
ESTRADAS


Em consequência das chuvas, estradas foram interditadas, devido a deslizamentos de encostas e quedas de árvores e cabeceiras de pontes. Algumas vias, como as ruas Tuquinha Brandão, Comunidade de Lucas, Esmeril Bagagem, Cachoeira, Morro do Paiol, entre outras, estão sendo limpas, com liberação do trânsito para veículos leves.

Árvores que caíram na rodovia MG 259, principal acesso à cidade, já foram retiradas. Famílias que moram em áreas de risco foram transferidas para abrigo municipal. E os danos causados na Estação de Tratamento de água da Copasa na Várzea, em Serro, foram reparados e a distribuição está restabelecida.

(foto: Divulgação/Bombeiros)
(foto: Divulgação/Bombeiros)
PREVISÃO


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê, entre hoje (23) e amanhã (24), chuvas com potencial de risco em diversas partes de Minas Gerais.

As precipitações, que podem variar entre 20 milímetros (mm) e 50 mm, devem atingir as regiões do Vale do Rio Doce, Vale Do Mucuri, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e do Jequitinhonha. Também estão sob risco de temporais o norte e noroeste do estado, além da região metropolitana de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)